AM de Braga exige reversão da gestão do Museu D. Diogo de Sousa

A CDU viu aprovada uma moção, em sede de Assembleia Municipal de Braga (AM), que visa exigir ao governo que reverta o processo que retira da esfera do Estado central os Museus D. Diogo de Sousa e Biscainhos, em Braga.

O deputado João Melo notou que com esta passagem para a empresa Museus e Monumentos de Portugal E.P.E. coloca em causa os bons resultados alcançados ao longo do tempo, manifestando uma preocupação meramente financeira. “Nos termos apresentados pelo governo, a gestão obedecerá a critérios distintos do interesse público, passando a seguir uma ótica em que a viabilidade económica é o critério determinante”, pode ler-se na referida moção.

Na opinião dos comunistas, este é mais um ato que fere o direito à cultura. “A municipalização forçada de vários museus corresponde a mais uma tentativa de desresponsabilização da Administração Central na concretização do Direito à Cultura na Constituição da República Portuguesa.

A moção da CDU foi aprovada com 49 votos a favor, 18 abstenções e nenhum voto contra, seguindo, entretanto, para o ministro da cultura, primeiro ministro e grupos parlamentares.


Recorde-se que nesta fase tudo aponta para que o Museu D. Diogo de Sousa, assim como o Museu dos Biscainhos, ambos localizados em Braga, passem para a esfera da nova empresa Museus e Monumentos de Portugal E.P.E.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv