Álvaro Santos vence António Cunha e vai liderar a CCDR-Norte

Álvaro Santos vai presidir a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) nos próximos quatro anos, apurou a RUM. Venceu as eleições realizadas esta segunda-feira derrotando assim António Cunha, antigo reitor da UMinho, que se recandidatava ao cargo.
De acordo com os dados oficiais, Álvaro Santos venceu com uma vantagem de 645 votos, alcançando um total de 2211 votos (56.32%) contra 1566 votos (39.89%) de António Cunha. Foram ainda contabilizados 125 votos brancos e 24 nulos num universo total de 3926 participantes no ato eleitora.
No caso da votação na Assembleia Municipal de Braga, o bracarense António Cunha venceu com 56 votos contra 27 de Álvaro Santos.
Recorde-se que participavam na votação autarcas, vereadores e deputados municipais de 86 municípios da região norte.
Álvaro Santos iniciou a sua atividade profissional há trinta anos, precisamente na comissão de desenvolvimento regional a que agora se candidatou, convidado pelo primeiro ministro e líder do PSD, Luís Montenegro e apoiado tanto pelo PSD como pelo PS. Desempenhou várias funções no Estado assim como no setor privado sendo mais recentemente, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, ao lado de Luís Filipe Menezes, cargo ao qual renunciou para se candidatar à CCDR-N.
Na semana passada, numa grande entrevista concedida à RUM, Álvaro Santos apontou críticas à liderança de António Cunha, defendendo um estilo de governação distinta. Diz que é necessário “mudar o foco transformando conhecimento em valor, inovação em rendimento e dinamismo em coesão territorial”.
Notícia atualizada às 23h01
