Alunos de Braga poderão ter uma semana de aulas na Escola de Ciência Viva

O Planetário – Centro de Ciência Viva de Braga vai duplicar a sua área e acolher uma escola, onde os alunos poderão ter uma semana de aulas. O projeto é um dos muitos que estão pensados para a nova área. 


Em 2019, passaram pelo Planetário 23 mil visitantes. A procura, revelou o diretor, João Vieira, tem sido crescente e, por isso, era necessário aumentar as instalações. “Fizemos um acordo com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – e a escritura será formalizada, em breve, com a Câmara, que também é dona dos terrenos”, explicou à RUM. 


Com o novo terreno, “a área duplica” e, para o espaço, está já planeado um auditório, com o dobro da atual capacidade, que é de 50 lugares, um laboratório de química, áreas expositivas e um espaço exterior onde se possam colocar módulos interativos. O aumento das instalações, acredita João Vieira, “vai potenciar a atividade” do Centro.

Com a instalação da Escola de Ciência Viva, “as escolas do concelho poderão usufruir, durante uma semana, de aulas no contexto letivo, mas num ambiente diferente, que é dos centros de ciência”. As aulas serão lecionadas pelos monitores do Centro, que, em 2022, passarão de seis a oito. Neste espaço, os mais novos poderão aprender e desmistificar a ciência, a física ou a matemática. Em causa está um projeto nacional, que existe já em vários centros, e que se estende, agora, a Braga. 

Para a concretização destes projetos o Centro de Ciência Viva de Braga vai investir 150 mil euros. O início das obras ainda não tem data definida, mas o diretor espera que estas “avancem o mais rápido possível”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv