Alunos de Aeroespacial da UMinho têm hoje a primeira experiência de voo

Cerca de 45 alunos da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão ter a sua primeira experiência de voo, este sábado, no Aeródromo do Cerval, em Vila Nova de Cerveira.
É a primeira edição do Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, que deverá repetir-se no final do segundo semestre.
Segundo Gustavo Dias, diretor do curso, “está previsto que todos os alunos que entrem na licenciatura e no mestrado em Engenharia Espacial, no seu primeiro ano, tenham a oportunidade de ter contacto com várias aeronaves, de fazer os seus primeiros voos e tornarem-se pilotos ou potenciais pilotos”.
Esta iniciativa vai repetir-se, todos os anos, em dois momentos: no primeiro e no final do segundo semestre.
“Permite assim que os alunos tenham contacto com algumas questões mais operacionais da utilização de aeronaves, algumas questões também relacionadas com a meteorologia e a relação entre a meteorologia e o voo”, adiantou o docente.
Proporcionar esta dimensão mais prática, “o mais cedo possível” aos alunos da UMinho é um dos objetivos da direção do curso de Aeroespacial.
A atividade decorre entre as 08h00 e as 17h00, sendo que, no início, os estudantes vão ter algumas aulas um bocadinho mais práticas, briefings técnicos sobre meteorologia e também sobre cada um dos aviões em que vão voar. Segue-se o voo, entre as 10h30 e as 15h00, e a atividade encerra com uma sessão que contará com a presença do reitor Rui Vieira de Castro.
Recorde-se que, tal como a RUM noticiou, os alunos de Aeroespacial deverão ter, neste aeródromo, um laboratório, para experiências e testes práticos, no ano letivo 2024/2025.
