Alojamento e metodologias de ensino merecem reparos da AAUM

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Rui Oliveira aproveitou o seu discurso, no 47º aniversário da academia minhota para convidar os participantes, que na sua maioria acompanhavam a sessão à distância, a refletir sobre o presente e o futuro do ensino superior. O representante máximo dos estudantes voltou a trazer para a discussão pública o problema do alojamento em Portugal, que até ao momento continua sem respostas concretas e a curto prazo. Outra das temáticas destacadas está relacionada com a metodologia de ensino nas academias portuguesas.

A AAUMinho tem vindo a defender o modelo de aulas presenciais, no entanto este deve sofrer alterações na óptica de Rui Oliveira, de modo a tornar o ensino “mais atrativo, moderno e capaz de preparar os jovens para os desafios do futuro”.

Depois de 47 anos de uma história que “enche a comunidade de orgulho”, Rui Oliveira lança a questão: “Onde quer a UMinho estar nos próximos 20 anos?”.

“Para bem de Portugal, a UMinho tem de ser uma universidade de referência na inovação pedagógica. Uma universidade capaz de reter talento e atrair financiamento internacional para os seus projetos de investigação. Uma universidade para todos, uma universidade onde todos os que dela queiram fazer parte o possam fazer. Apelamos por isso ao Estado que torne o ensino verdadeiramente acessível a todos”, declarou Rui Oliveira.

Para o presidente da AAUMinho, é cada vez mais premente que os estudantes sejam envolvidos nas decisões, pois sem a auscultação dos alunos “dificilmente seremos capazes de responder em tempo útil aos seus anseios”.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv