AGERE arranca com sensibilização ambiental porta-a-porta

A AGERE vai iniciar uma campanha de sensibilização ambiental com visitas à casa das pessoas. A novidade foi avançada, esta terça-feira, na emissão especial da RUM, dedicada à exposição ‘H2Love’.
A partir do próximo ano, a recolha seletiva de biorresíduos será obrigatória em Portugal Continental. O presidente do conselho de administração da empresa municipal de Braga explica que o objetivo é fazer “uma sensibilização porta-a-porta”, explorando não só o tema da recolha de resíduos, como as dimensões do saneamento e da água de consumo, também da responsabilidade da AGERE.
O teste piloto vai começar ainda este ano em Lamaçães e Real. Em 2024, o projeto deverá ser alargado ao resto do concelho. Segundo Rui Morais, a entrega de panfletos já não tem a “eficácia” necessária, além de contribuir para a “produção de resíduos”. No seu entender, “existe muito a fazer” ao nível da sensibilização ambiental.
“Por muito que haja uma base sólida em termos daquilo que é o trabalho ao nível da educação ambiental, tem de começar a perdurar ao longo da vida (…) Muitos dos conceitos que tentamos incutir nos mais jovens inicialmente acabam por se ir perdendo”, acredita.
