AEB prevê hotéis praticamente lotados em Braga na semana da Páscoa

Se o tempo ajudar, os hotéis de Braga, na semana da Páscoa, deverão ter lotação praticamente esgotada, sobretudo entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa.
O diretor-geral da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques adianta que, por esta altura, os hotéis contam já com “uma ocupação a rondar os 75%”. “Se não chover, acreditamos que vamos ter a ocupação hoteleira durante a Semana Santa praticamente a 100%”, acrescentou. O responsável explicou ainda que “há uma tendência crescente para que os hóspedes tentem atrasar ao máximo as suas reservas para conseguirem perceber como é que vai evoluir o tempo”. Este ano, com mais duas unidades hoteleiras na cidade, as expectativas são mais elevadas, comparativamente ao ano anterior. Em 2024, a chuva intensa obrigou a organização a cancelar as procissões, que são um dos maiores atrativos da época.
Com milhares de turistas a procurarem a cidade de Braga por esses dias, a AEB estima um impacto económico de 14 milhões de euros. “É um valor absolutamente extraordinário e que demonstra a relevância deste evento para o comércio local, para o setor da restauração e para o alojamento”, disse ainda Rui Marques.
Os turistas são sobretudo portugueses, mas há também muitos espanhóis, mas mercados como o francês e o italiano também têm vindo a crescer. Além desses, brasileiros, americanos e ingleses também têm procurado mais a cidade dos arcebispos.
