AEB pretende aumentar em 10% número de associados e apostar na digitalização

Em 2024, a Associação Empresarial de Braga (AEB) pretende apostar na digitalização e aumentar em 10% o número de associados. Com 160 anos de vida a AEB conta com mais de 1.000 parceiros.
Um dos novos projetos que a AEB irá lançar já em 2024, trata-se do Bairro Comercial Digital de Braga. Uma ideia que conta com a parceria do Município de Braga e um orçamento de 1 milhão de euros. O diretor-geral da AEB, Rui Marques, explica que a ideia passa por “dotar o ecossistema da área central da cidade com um sistema tecnológico avançado que permita melhorar a experiência de consumo a quem visita a cidade e, simultaneamente, dotar os comerciantes de soluções coletivas que melhorem o seu estado de maturidade digital”.
Outro dos projetos que deverá ser lançado ao longo deste ano é o “selo de qualidade de comércio amigo do ambiente”. Uma proposta que, de acordo com o diretor-geral, está em fase de conceção, mas que acredita irá permitir “melhorar a experiência de quem visita as lojas do centro da cidade”.
Para breve está o lançamento dos já apresentados guias turísticos Fidalguinho, a nova marca da AEB. São cinco que terão, numa primeira fase, uma tiragem de 5 mil exemplares em formato A5 em português, e, numa segunda fase, um website e aplicação interligados com o site Visit Braga, em inglês.
O objetivo passa por “fomentar o consumo”, assim como “promover os principais ativos turísticos da cidade”. Desta forma, a AEB acredita que será possível não só aumentar receitas, devido ao crescente número de visitantes, mas também criar oportunidades de emprego.
