ADOLESCER é agora um CAFAP. Espaço dará resposta a 100 famílias

Quase oito anos após a sua criação, a ADOLESCER passa a ser um CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Desta forma, Braga passa a ter duas respostas apoiadas pela Segurança Social. O acordo de cooperação foi assinado este fim-de-semana entre a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente e o Centro Distrital da Segurança Social de Braga.
A partir de agora, a ADOLESCER passa a dar resposta a três modalidades: Preservação familiar, de modo a evitar que as crianças sejam retiradas das suas famílias, verificação familiar após essa retirada e colocação em casas de acolhimento e, por último, supervisão dos convívios quando um ex-casal se encontra com altos níveis de litígio.
Para a presidente da ADOLESCER, Carla Fernandes, esta decisão vem “robustecer” a resposta e acompanhamento de crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social no concelho de Braga. Além disso, o facto da ADOLESCER passar a CAFAP permite a contratação de um psicólogo, um assistente social e um educador social.
A ADOLESCER está preparada para dar resposta, no máximo, a 100 famílias com crianças e jovens em risco psicossocial em Braga e nos concelhos vizinhos. Aos microfones da Universitária, a responsável adianta que já receberam perto de 30 processos, a maioria diz respeito a “mau comportamento, supervisão de convívios, negligência e violência doméstica”.
O Acordo de Cooperação para a resposta Social CAFAP entre a ADOLESCER e o Centro Distrital da Segurança Social de Braga, contou com a presença do Diretor do Centro Distrital do ISS, João Ferreira e do Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social, José Sá.
