ACB desenvolve plataforma “Comprar em Braga” para ajudar comércio local

“Comprar em Braga” é o nome da plataforma que a Associação Comercial de Braga (ACB) desenvolveu, em parceria com o Grupo ERRE, com o objectivo de dar visibilidade aos associados, que se encontram em funcionamento durante o período de estado de emergência, ao mesmo tempo que impulsiona a compra dos consumidores no comércio local.
A plataforma regista, até ao momento, a participação de 147 empresas.
À RUM, o director-geral da ACB, Rui Marques, adiantou que a associação está a desenvolver esforços para apoiar “as micro e pequenas empresas do sector do comércio e da restauração a adoptar processos de digitalização rápidos e ajudar a promover os seus negócios”.
De acordo com Rui Marques, o feedback que tem chegado por parte dos empresários tem sido “muito bom”, apontando para o aumento de “contactos decorrentes da plataforma”.
Foram ainda estabelecidas parcerias com as Plataformas ‘Quietinho em Casa’ (com 53 empresas aderentes através da ACB), ‘Preserve’ (com 36 empresas aderentes da área de intervenção da ACB) e o marketplace ‘Dott’ – para apoiar o comércio local a vender online, sem qualquer custo de adesão e sem comissões sobre as vendas realizadas ate ao final deste mês. “Temos sensivelmente 240 empresas que integraram alguma plataforma”, apontou o director-geral.
ACB já apoiou 420 empresas
A Associação Comercial de Braga já ajudou cerca de 420 empresas, maioritariamente do concelho de Braga, sobretudo ao nível do aconselhamento acerca das medidas de apoio criadas pelo Estado Português.
Além de Braga, os pedidos de apoio surgem também de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.
Segundo o director-geral da ACB, “os dois sectores que mais têm procurado informação são o comércio e o turismo, nomeadamente das áreas da restauração e alojamento”.
As principais dúvidas das empresas, revela Rui Marques, estão relacionadas com as medidas de apoio que o Governo tem criado, “de apoio ao emprego, questões ligadas com a legislação laboral, medidas de flexibilização fiscal e contributiva, e linhas de crédito, moratórias bancárias e nos pagamentos de renda”. “A ACB tem os seus próprios serviços organizados, mas, nesta altura, reforçamos a nossa capacidade de resposta com uma sociedade de advogados”, disse ainda Rui Marques.
Webinar sobre o eficaz uso das redes sociais na retoma realiza-se esta quinta-feira
A Associação Comercial de Braga tem desenvolvido ainda alguns seminários online. Esta quinta-feira, a ACB promove, às 14h30, a webinar “5 dicas práticas”, para que as empresas aprendam a usar as redes sociais com eficácia na retoma.
“A ACB fez também uma importante alteração à formação profissional, para que esta pudesse ser feita num regime de aprendizagem à distância. Nos próximos quatro meses, temos previsto envolver cerca de 500 formandos em acções de formação profissional de curta duração, com módulos de 25 ou 50 horas, em áreas diversas, que vão das línguas, ao marketing, informática, área comportamental ou de gestão”, acrescentou.
c/Pedro Manuel Magalhães
