ACB ambiciona vender 55 mil menus no Verde Cool

A sexta edição do Verde Cool já chegou aos concelhos de Braga, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde. Durante o mês da iniciativa – de 4 de Setembro a 4 de Outubro – a Associação Comercial de Braga (ACB) ambiciona a venda de 55 mil menus, implicando o consumo directo de 14 mil garrafas de vinho verde, a estrela da iniciativa.
Este ano são 44 os estabelecimentos que integram o certame e disponibilizam um menu composto por um petisco e um copo de vinho pelo valor de 3,50 euros.
Na apresentação do evento, que decorreu esta terça-feira no Hotel Vila Galé de Braga, o presidente da ACB frisou que nesta edição, atendendo ao impacto verificado nas edições anteriores e ao contexto de pandemia, “as nossas projecções indicam que esta iniciativa ajude a activar mais de 200 mil euros de vendas associadas ao consumo de vinho verde a copo”.
Domingos Barbosa referiu que nas seis edições passadas a iniciativa conseguiu dinamizar vendas de cerca de 1 milhão de euros. Um desempenho considerado “notável”.
O Verde Cool pretende fomentar o consumo de vinho verde, aproximar os produtores dos consumidores finais e, acima de tudo, contribuir para o enriquecimento da experiência turística no destino Braga.
Braga é o maior promotor de Vinho Verde.
A afirmação é do vereador com o pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Braga. Altino Bessa realçou, em primeiro lugar a qualidade e rápida evolução dos vinhos verdes. Para o vereador, a promoção do vinho verde acaba por ser uma homenagem aos produtores “que não abandonaram as suas terras”. A produção deste produto acabou por fixar população no interior. Ou seja, é um veículo importante para o combate à “desertificação”.
A grande maioria dos estabelecimentos que integram o roteiro do Verde Cool marcam presença desde a primeira edição. Altino Bessa declara que esta iniciativa ajuda a potenciar os negócios, contudo não numa lógica imediatista.
“Quem faz um petisco e oferece um copo de vinho de qualidade por 3,50 euros não está a ter lucro, mas sabe que pode estar desta forma a dar a conhecer o seu espaço. Há pessoas que percorrem, talvez, uma dúzia dos 44 estabelecimentos que fazem parte do roteiro do Verde Cool”, frisa.
Uma oportunidade para degustar alguns dos melhores vinhos verdes do mercado.
O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, considera que o Verde Cool é uma excelente razão para os portugueses, e não só os bracarenses, participem nesta iniciativa da ACB e da cidade dos arcebispos.
“Não se trata de provar vinhos verdes com petiscos, trata-se sim de conhecer alguns dos melhores vinhos verdes que estão no mercado e harmonizar os mesmos com petiscos criados ou escolhidos para esta iniciativa”, defende.
Na óptica da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, esta é a apostar perfeita para cativar mais turistas para a região. Marco Sousa, delegado, acredita que este é o caminho certo para alavancar a retoma económica quer nos estabelecimentos de restauração, hotelaria como no comércio.
A directora do Hotel Vila Galé de Braga, estabelecimento que integra o roteiro Verde Cool, partilha da mesma visão. Natália Oliveira diz ser “motivador efectivamente poder alavancar a economia da cidade e ajudar a atrair turistas”.
Para além de bons petiscos e vinho verde o Verde Cool proporciona experiências.
A Associação Comercial de Braga está a desafiar a população a partilhar as suas experiências nas redes sociais (Facebook ou Instagram) com a hashtag #VERDECOOL.
Desta forma os interessados ficam habilitados ao sorteio de três prémios. O primeiro classificado fica habilitado a uma noite num dos hotéis, à escolha, do Vila Galé e três garrafas Adega Ponte da Barca Loureiro Reserva de Sócios.
O segundo classificado ganha um jantar para duas pessoas também num dos hotéis Vila Galé e três garrafas de vinho Adega Ponte da Barca Loureiro.
Por último, o terceiro lugar leva para casa três garrafas de espumante Adega da Ponte da Barca Loureiro Bruto.
