AAUMinho abandona ENDA e acusa estrutura de “desrespeito à essência das Associações”

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e outras nove associações estudantis decidiram abandonar o ENDA – Encontro Nacional de Direções Associativas-, que decorreu este fim de semana, em Viseu.

O movimento Académicas Ponto, que nasceu há três anos já na sequência do descontentamento com o ENDA, considera que “o modelo do ENDA se encontra obsoleto, mostrando-se um regime estagnado, sem perspetiva de futuro, denotando-se um desrespeito à essência estrutural das Associações Académicas”. As Associações Académicas que integram este movimento afirmam, em comunicado, que o Académicas Ponto “não compactuando com a sobrevalorização de estruturas em detrimento dos estudantes, avançará com pedido de reuniões próprias junto das devidas instâncias, de modo a apresentar as suas ideias enquanto estruturas representativas de estudantes do ensino superior”.

O movimento Académicas. considera que o atual modelo favorece as federações em detrimento das associações académicas.


No mesmo comunicado, as Associações , “face ao atual contexto político do ENDA, demonstram o seu desconforto e questionam a legitimidade das moções aprovadas e consequente ação das mesmas, uma vez que a voz do movimento estudantil não se encontra verdadeiramente representada, por força do modelo de votação em vigor”. 

“O ENDA não pode ser um espaço onde as Associações que representam 25% dos estudantes de todo o ensino superior a nível nacional equivalem consecutivamente a menos de 10% da votação”, lamentam os representantes, criticando o atual modelo do ENDA, que dizem ser “fortemente centralizador e federalista, marcado por discussões que se tornam, por vezes, demagogas e vazias, proporcionadas por jogos de interesse”. Esta situação, acrescentam “não cumpre com os seus princípios e retira o real significado para os estudantes do ensino superior que o ENDA pretende representar”. 


O Académicas Ponto “não pretende substituir o espaço de discussão do ENDA, mas sim contribuir ativamente para a consolidação da unidade do movimento associativo nacional”. “O ENDA não tem a devida valorização, que pode e deve ter, devido ao status quo, além de que o seu cenário atual, contribui para a centralização do ensino superior nas grandes áreas metropolitanas”, lamentam.


Além da AAUMinho, integram o Académicas Ponto a Associação Académica de Coimbra, dos Açores, do Algarve, de Aveiro, da Beira Interior, de Évora, da Madeira de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Volta ao Mundo em 180 Discos
NO AR Volta ao Mundo em 180 Discos
00:00 / 00:00
aaum aaumtv