Academia Sénior de Braga contabiliza 300 alunos em lista de espera

Começou há dois meses e meio e os interessados não param de aumentar. Neste momento há cerca de 300 alunos em lista de espera para entrarem na Academia Sénior de Braga, de acordo com a responsável pela valência afeta à Câmara Municipal.
Para o primeiro ano da atividade, que se destina a cidadãos residentes no concelho e é de caráter gratuito, foram criadas duas turmas, com um total de 200 participantes, que se dividem por dez disciplinas. Segundo Sofia Araújo, o balanço é “muito positivo”, com as expetativas a serem “superadas”.
Nesse sentido e para “dar resposta” às solicitações, está em cima da mesa a criação de mais turmas, assim como a possibilidade de encontrar “um espaço maior” para a dinamização do projeto. A sede da Academia Sénior de Braga localiza-se no Banco de Voluntariado, na Rua Frei Caetano Brandão, existindo apenas uma sala de formação, o que impossibilita que haja “horário para toda a gente”.
Por esse motivo e tendo em conta o cariz de cada disciplina, algumas aulas são dadas noutros sítios do concelho, como o Museu dos Biscainhos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva ou a Quinta Pedagógica.
Aluno mais velho tem 84 anos
Com 84 anos, natural de Mirandela, mas a residir em Braga, José Queiroz é o aluno mais experiente. Destacando a importância desta valência para se sentir “mais ativo”, lança o repto para que outras pessoas se envolvam. “Não vale a pena estar no sofá o dia todo. A academia é boa até para prevenir algumas doenças”.
O antigo enfermeiro assistiu, esta quinta-feira, no Mercado Municipal, à declamação de poesia da esposa, que frequenta a disciplina de Literatura. Além da veia artística que também está associada ao projeto, Maria Helena destaca “as amizades que se criam”, quase como “se voltasse aos tempos de escola”.
