Academia Portuguesa da História distingue aluno da UMinho

Luís Gonçalves Ferreira venceu o Prémio Lusitania História, atribuído pela Academia Portuguesa da História. O agora aluno de doutoramento concorreu com a dissertação de mestrado em História ‘Vestidos de caridade: assistência, pobreza e indumentária na Idade Moderna’, editada em livro pela Misericórdia de Braga e pela Húmus.

O estudo mostra como a roupa doada pelas misericórdias reconhecia as diferenças entre os pobres nos séculos XVII e XVIII. Aborda a indumentária dos pobres (em vez das habituais elites) e a prática de esmola aos pobres, provando que as Santas Casas da Misericórdia acentuaram a identificação de subescalas de pobres, perceptíveis pelo tipo de roupa, sapatos, objetos domésticos, alimentos, guarida, valores, salários e emprego que lhes doavam.

Luís Gonçalves Ferreira centrou o seu trabalho no caso de Braga, mas encontrou muitos indícios de um cenário idêntico pelo reino, nomeadamente em cidades como Lisboa e Porto, que está a aprofundar na sua tese doutoral, que é apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O galardão, que reconhece uma obra de investigação sobre a História de Portugal publicada no último ano, vai ser entregue a 9 de Dezembro, às 15h00, em Lisboa, com transmissão online.

O autor nasceu há 30 anos em Vila Verde e vive em Braga. É licenciado, mestre e doutorando em História pela UMinho, além de investigador do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e membro do grupo História Social a Norte.

Já publicou 15 artigos científicos sobre a História social e cultural, com foco no vestuário, na pobreza, no género e nas instituições assistencialistas, sendo ainda autor de vários blogues.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv