Abandono escolar e saúde mental discutidos no encontro entre AAUM e ministro

O abandono escolar, a saúde mental dos estudantes e o regresso ao ensino presencial nas universidades estiveram hoje em discussão num encontro promovido entre as associações académicas, entre as quais a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a propósito do Dia Nacional do Estudante.
“Falou-se sobre os problemas socioeconómicos dos estudantes, relacionados com o valor dos cursos, sobre o ensino online, que tem levado a algum abandono escolar, também sobre a saúde mental e de mostrar que as universidades não devem ser um espaço de stress e ansiedade, e ainda sobre o regresso do ensino presencial”, revela à RUM o presidente da AAUM, Rui Oliveira.
Sobre o regresso ao ensino presencial, marcado para 19 de abril, os estudantes vincaram as preocupações relacionadas com “normas que ainda estão por definir”, nomeadamente no que concerne à “operacionalização da testagem massiva” já anunciada pelo Governo.
Aos problemas enunciados, Rui Oliveira desvenda que o “ministro Manuel Heitor transmitiu que faria o possível para desenvolver estratégias” de resposta, acrescentando que o Governo tem feito esforços para “aumentar os apoios na ação social”.
Associações académicas apresentaram um projeto de questionário para medir problemas de saúde mental
As associações académicas aproveitaram o encontro com o ministro para apresentarem um novo projeto.Trata-se de um questionário que procura medir o impacto da pandemia nas condições socioeconómicas e na saúde mental dos estudantes do Ensino Superior.
“Lançamos um questionário para se perceber o estado da saúde mental dos estudantes e de que modo a Covid afetou a vida académica”, refere Rui Oliveira, sinalizando que o projeto surge da necessidade de “dados, ao nível nacional, para caracterizar corretamente” os problemas. “Percebemos que tínhamos de ser nós a procurar essas respostas”, conclui.
