AAUMinho vai investir mais 100 mil euros no desporto. UMinho promete “não ficar para trás”

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) pretende reforçar, em 100 mil euros, o investimento, este ano, no departamento desportivo. No total, segundo a representante dos estudantes, Margarida Isaías, serão 360 mil euros, no sentido de tentar travar o abandono crescente na transição do ensino secundário para o ensino superior da prática desportiva, quer a nível de desporto mais informal, do desporto escolar ou a nível de desporto federado. A medida será levada à próxima Reunião Geral de Alunos.

“A maior contenção de custos e um menor número de estudantes-atletas participantes, refletem a falta de financiamento”, sublinhou a presidente da AAUMinho durante o discurso da 13ª edição dos Prémios de Mérito Desportivo.

Um compromisso que não deixou o reitor da Universidade do Minho indiferente. Rui Vieira de Castro garantiu que a academia não ficará “para trás”. “Vamos responder ao desafio que a AAUMinho nos deixou”, garantiu perante os mais de 15 estudantes atletas galardoados.

A líder estudantil sublinhou também a necessidade de melhorar as infraestruturas, nomeadamente, o Complexo Desportivo de Gualtar, onde chove devido ao mau estado do telhado. Situação que caso não seja corrigida pode levar ao cancelamento de atividades, visto que na sua maioria, ocorrem nos meses de setembro a dezembro.

Uma das apostas que a AAUMinho pretende fazer a nível desportivo, este ano, está relacionado com a modalidade de E-sports que, segundo Margarida Isaías, tem sido muito “requisitada”.

Outro dos desafios lançados à reitoria da UMinho por Margarida Isaías, está relacionado com o regresso do ´Troféu do Reitor`, que há dois anos que não se realiza. Questionado sobre esta questão, o responsável máximo da academia, Rui Vieira de Castro, adianta que a instituição está a preparar, no âmbito das comemorações do cinquentenário, atividades desportivas. Quanto à prova deverá regressar, mas ainda sem data prevista.

SASUM aumentam Prémio de Mérito Desportivo para 10.057 euros.

Ao longo das 13 edições do evento, esta parceria que une a UMinho, AAUMinho e Serviços de Ação Social da UMinho (SASUM), já atribuiu 943 Prémios de Mérito Desportivo, num investimento global superior a 220 mil euros.

Este ano, a instituição de ensino superior decidiu aumentar para 10.057 euros o valor do cheque entregue aos 28 galardoados que se destacaram pelos bons resultados dentro e fora de campo. 


Para a administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, este é um sinal da academia no sentido de incentivar a comunidade “à prática desportiva e ao desenvolvimento da carreira dual, onde o esforço, a dedicação e a exigência de cada estudante sai reforçada com mais e melhores competências transversais cada vez mais importantes no desenvolvimento pessoal, profissional e social de cada um, contribuindo para a missão da universidade na construção de uma sociedade mais capacitada e preparada para os desafios do futuro”.

Na época desportiva de 2021/2022, as equipas da AAUMinho/Uminho arrecadaram a nível individual e coletivo um total de 80 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários, das quais 20 medalhas de ouro, 29 medalhas de prata e 31 medalhas de bronze. Contas feitas foram 210 os estudantes-atletas da UMinho medalhados em 17 modalidades.


Já no panorama internacional conquistamos três medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários, uma de ouro e duas de bronze, resultando em 16 estudantes-atletas da UMinho medalhados, na maior prova de desporto universitário da Europa.

A responsável deu nota também da entrada, no ano letivo 2021/2022, de dois novos estudantes ao abrigo do estatuto de alto rendimento na UMinho. “Desde o início deste programa, 148 estudantes entraram na UMinho (97 do género masculino e 51 do género feminino), usufruindo do acompanhamento tutorial – Programa TUTORUM – Programa de Apoio Tutorial aos Estudantes Atletas de Alta Competição da UMinho”, referiu.



Distrito de Braga conta com 11 mil praticantes de desporto escolar


Todos os concelhos que compõem o distrito de Braga possuem ofertas desportivas para além do futsal. A informação foi avançada durante a sessão pelo coordenador local de Braga do Desporto Escolar, Carlos Dias.

São 11 mil os praticantes de desporto escolar no distrito, sendo que a quinta modalidade mais praticada, a nível nacional, é Boccia.

Durante a apresentação que não deixou ninguém indiferente, Carlos Dias, apelou aos responsáveis pelas mais diversas instituições desportivas para que “saiam da cadeira” e estejam “no terreno”, de modo a compreender melhor as carências de apoio, tempo e trabalho dos estudantes/atletas. Outra das preocupações deve-se à falta de preparação do término das carreiras.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Campus Verbal
NO AR Campus Verbal A seguir: Ficha Tripla às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv