AAUMinho quer ver alargado o passe 23 gratuito ao serviço que presta há vinte anos

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) espera que o governo alargue a gratuitidade do passe 23 ao serviço de transporte disponibilizado pela estrutura há mais de vinte anos aos estudantes que circulam entre Braga e Guimarães.

A presidente da direção, Margarida Isaías sublinha que o serviço que a AAUMinho presta à sua comunidade há mais de duas décadas, com um autocarro próprio “vai completamente ao encontro do objetivo desta medida”. “Neste momento só as comunidades intermunicipais e os municípios é que são abrangidos, mas estamos a fazer esse esforço e procurado junto do Ministério do Ambiente” referiu à RUM.

A direção da AAUMinho aplaude parte da medida do governo que respeita à gratuitidade no acesso aos transportes públicos até aos 23 anos. No caso das cidades de Braga e Guimarães, as duas autarquias já garantiram à direção da AAUMinho que asseguram os passes gratuitos, dentro das duas cidades, para todos os estudantes da academia minhota.

No entanto, a primeira medida lançada pelo governo tem algumas fragilidades que as académicas esperam ver solucionadas. “Acaba por diferenciar por idades quem tem acesso gratuito aos transportes, o que me parece não fazer muito sentido e, depois não sabemos até quando é que esta medida terá efeito. Além disto, o passe sub-23 é apenas de um tipo. Um estudante de Coimbra que estude Medicina em Braga e esteja a estagiar em Guimarães só poderá ter acesso a um passe”, critica.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv