AAUMinho integra Conselho de Associações Académicas Portuguesas

A AAUMinho junta-se a outras sete Associações Académicas do país para lançar, esta sexta-feira, Dia Nacional do Estudante, o Conselho de Associações Académicas Portuguesas. Em comunicado, Associações Académicas das Universidades de Aveiro, Algarve, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro explicam que a estrutura surge do Movimento “Académicas.” e da necessidade que estas associações encontraram de uma reflexão profunda e urgente sobre o futuro do Ensino Superior em Portugal.


“Sentimos que o ensino superior é muito discutido entre Lisboa e o Porto e falta-nos ser ouvidos. Queremos trabalhar o ensino superior para o país como um todo e não apenas Porto e Lisboa”, disse em entrevista à RUM, a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías.

Ao longo do ano, este Conselho vai promover um ciclo de conferências para promover a reflexão e discussão sobre o ensino, a participação estudantil, a ação social ou o financiamento das Universidades.  “Será uma conferência em cada cidade, em cada Associação Académica, e o objetivo é criarmos, no final do ano, uma reflexão global, um documento, sobre os diferentes temas que trouxermos à discussão”, adiantou a presidente da AAUMinho. 

“O Ensino Superior não é para todos, a organização e funcionamento das Instituições do Ensino Superior não está otimizada, o financiamento mantém-se como um problema crónico e cada vez mais se colocam questões mais sérias, como a inércia ao problema da saúde mental dos estudantes ou a falta de modelos de avaliação e métodos pedagógicos que acompanhem as tecnologias emergentes”, lê-se na nota de imprensa.

Para as estruturas estudantis, “é urgente e indispensável uma posição e mudança”.

“A História e a postura de seriedade e responsabilidade que sempre pautou o trabalho realizado pelas estruturas representativas das academias portuguesas é mais do que suficiente para ser escutado pela tutela e empreender novas respostas aos desafios que surjam”, frisam. Margarida Isaías diz que “com uma estrutura formalmente constituída, acresce credibilidade”. “Com a nossa união sentimos que teremos mais voz junto da tutela”, acrescentou.

No próximo dia 24 de Março, no Dia Nacional do Estudante, o Movimento “Académicas.” Será formalizado, na Cerimónia de Fundação do “Conselho de Associações Académicas Portuguesas”, na Casa do Estudante da Universidade de Aveiro.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Praça do Município às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv