AAUMinho. Lista F quer “travar imobilismo” com postura “rigorosa”

O candidato da Lista F a presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional, Francisco Silva defende uma postura “mais rigorosa” deste órgão fiscalizador da Associação Académica da Universidade do Minho e considera que é tempo de “travar o imobilismo” dos atuais membros do CFJ em funções.
Francisco Silva tem 20 anos, é estudante do 1º ano de Enfermagem
Com 20 anos, o estudante do 1º ano de Enfermagem, refere que o CFJ “é um órgão extremamente desconhecido” daí que a sua lista pretenda “consciencializar a comunidade académica” assim como uma “fiscalização mais rigorosa das atividades da Associação Académica”, nomeadamente o plano de atividades, o orçamento e as RGA’s.
“Transparência” é a palavra de ordem na lista F. Francisco Silva diz que se exige uma postura mais rigorosa por parte do Conselho Fiscal e Jurisdicional. “A transparência é extremamente importante na nossa campanha. Quando, por exemplo, a direção ou a Mesa da RGA vão contra os estatutos para a sua atividade, a função do CFJ é emitir pareceres negativos, ir junto dos estudantes para explicar o sucedido e junto desses órgãos, evitar que isso aconteça”, exemplifica. Para o caloiro de Enfermagem, a Mesa da RGA nem sempre cumpre o intervalo entre a sua realização e a sua data de divulgação, matérias que exigem outra atenção e rigor por parte dos estudantes eleitos, na opinião deste candidato.
“Na AAUMinho de hoje não há muita divulgação das atividades nem deliberação”
Nesta entrevista à RUM, o futuro enfermeiro sustenta que um voto na Lista F representará “uma rutura com o imobilismo, falta de transparência e obscurecimento que ocorre em torno de todos os órgãos da associação académica”. Para Francisco Silva, na AAUMinho atual “as atividades ocorrem muito à porta fechada, não há grande divulgação das suas atividades e não há muita deliberação”.
A lista F não concorre sozinha ao CFJ. Na corrida está ainda a lista C, encabeçada por José Vilaverde.
As entrevistas a todos os candidatos estão disponíveis no site da RUM. A Universitária promove na quinta-feira, 5 de dezembro, pelas 11h00, o debate entre os dois candidatos à Direção da AAUMinho.
As eleições decorrem no dia 11 de dezembro através da plataforma eVotUM. A RUM vai acompanhar todos os resultados numa emissão em direto a partir das 21h00.
