AAUM e SASUM organizam primeiro torneio de eSports na UMinho

A primeira competição de jogos electrónicos na Universidade do Minho vai arrancar no início do próximo mês. O ‘AAUMinho eSports’ consiste num torneio virtual de FIFA 20, através da PlayStation 4, disputado num sistema de eliminatórias à melhor de três partidas, ou seja, o primeiro concorrente a vencer dois desafios apura-se para a fase seguinte.
Em função do número de interessados, a organização vai fazer uma selecção de jogos a transmitir no Facebook e na Twitch da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e da UMinho Sports. As inscrições, válidas exclusivamente para estudantes da academia minhota, estão abertas até quinta-feira e devem ser feitas através de um formulário disponível nos sites da AAUM e dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM).
Juntando-se ao facto de ser “um desporto emergente no país”, de acordo com Carlos Videira, a “necessidade de reformular a actividade desportiva por força do confinamento” foi o principal motivo para “acelerar o processo de desenvolvimento de uma estratégia ao nível do eSports” na academia minhota, levando, assim, à criação deste torneio.
“Estamos numa fase em que todas estas provas servem para apalpar terreno para depois avançarmos para a organização de competições mais robustas, eventualmente até entre academias, com a possibilidade de a FADU poder vir a promovê-las”, explica o director do departamento de Desporto dos SASUM, acrescentando que a Universidade do Minho é a primeira instituição de Ensino Superior a organizar uma prova deste calibre.
O vencedor do ‘AAUMinho eSports’ vai receber um passe mensal de acesso às instalações desportivas da academia minhota e os segundo e terceiro classificados um voucher de dez dias. Os vales são válidos até ao final do próximo ano lectivo. No caso de os contemplados já serem utentes dos serviços dos SASUM, será creditado o valor correspondente ao prémio nas suas contas pessoais.
Segundo Carlos Videira, existe o objectivo de associar “a vertente dos jogos electrónicos à da actividade física, promovendo sempre um estilo de vida saudável”. “Não queremos de forma nenhuma que isto seja visto como uma competição que esteja a promover hábitos de vida sedentários. Antes pelo contrário”, ressalva, destacando que há inclusivamente “um conjunto de competências que os jogadores desenvolvem ao praticar e-Sports, sobretudo ao nível do raciocínio”.
