“A universidade quer estar voltada para fora das suas paredes e dos seus muros”

Rui Vieira de Castro destaca a importância de iniciativas como a Universidade de Portas Abertas (UPA) para tornar a academia mais próxima da comunidade. O reitor da Universidade do Minho marcou presença na emissão especial organizada esta sexta-feira pela RUM, em direto a partir do Campus de Azurém, em Guimarães.

A iniciativa, que arrancou na quinta-feira e que se prolonga até sábado, dá a conhecer a potenciais futuros alunos a oferta formativa, cultural e desportiva. Está prevista a presença de cerca de 3 mil alunos. Para o responsável máximo da instituição de Ensino Superior, a UPA corresponde àquilo que é “a matriz da universidade, relativamente à sua forma de interação com o exterior”. 


“A universidade quer estar, de forma permanente, voltada para fora das suas paredes e dos seus muros. Esta iniciativa é uma forma de concretizar essa orientação. Queremos mostrar aos potenciais estudantes da Universidade do Minho aquilo que somos hoje, a nossa realidade, e o que temos para oferecer”, acrescenta.


A Universidade do Minho vai oferecer duas novas licenciaturas, Ciência de Dados e Engenharia Aerospacial, no próximo ano letivo. Rui Vieira de Castro considera fundamental a academia minhota estar “em permanência a olhar para a oferta formativa que disponibiliza, buscando a exploração de novas possibilidades”.

Paralelamente à UPA, a Universidade do Minho organiza a Roboparty, neste caso no pavilhão desportivo do Campus de Azurém.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Olhar de Lá e de Cá
NO AR Olhar de Lá e de Cá A seguir: A Nossa Terra às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv