“A Universidade do Minho tem feito muito pelo desporto académico mundial”

O primeiro vice-presidente interino da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) enaltece a qualidade organizativa da Universidade do Minho. Presente na cerimónia de abertura do Mundial de Futsal, na Praça da República, em Braga, este domingo, Luciano Cabral referiu que a academia minhota é das que “merece mais respeito e consideração” pelo trabalhado desenvolvido nesta área.
Segundo o representante do organismo internacional, trata-se de uma instituição com “tradição” e que tem “feito muito pelo desporto académico mundial”. “Ficamos muito seguros quando Braga e Guimarães propõem fazer alguma coisa, com a Universidade do Minho envolvida. É sinónimo de entrega e competência”, referiu em declarações à RUM.
Na qualidade de anfitrião, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, destaca o conjunto de “diversas nacionalidades” que marcam presença no evento, enaltecendo o papel da instituição de Ensino Superior na “afirmação do desporto como veículo de formação”.
Entre europeus e mundiais universitários, somando todas as modalidades, a academia minhota acolhe a 14ª competição. Para o reitor Rui Vieira de Castro, este “registo impressionante” traduz “o compromisso da Universidade do Minho com a prática desportiva”.
Já Duarte Lopes, presidente do comité organizador, não esconde a “enorme complexidade” de organizar um evento como este, sobretudo a nível logístico, destacando o facto de estarem em competição 20 equipas de 13 países diferentes.
