Theatro Circo acolhe espetáculo que coloca em palco a ginástica artística

‘A Minha Vitória como Ginasta de Alta Competição’ é a mais recente criação da dramaturga e coreógrafa Lígia Soares e sobe ao palco do Theatro Circo, esta quinta-feira. Trata-se de um espetáculo sobre “o abandono da consciência global e os cenários limite do mundo da alta competição” que junta a ginástica artística e o teatro.
A peça surgiu com a intenção de “colocar a ginástica artística em cima do palco”. De acordo com Lígia Soares, o projeto nasceu da vontade de abordar as vozes das jovens ginastas, nomeadamente “o quê que pensam quando dão saltos mortais”.
De acordo com Lígia Soares, a peça convida o público a refletir sobre o conceito de competitividade, mas não só. O espetáculo aborda diversos temas desde a política ao capitalismo e, segundo a criadora, as ginastas vão representar cada um deles. “No fundo, é como se o teatro usasse a ginástica como alegoria”, complementa.
No palco, estão duas ginastas que, enquanto treinam, “colapsam com a impossibilidade de manter o foco face aos dilemas do mundo atual”. “As ginastas lutam para manter esse foco, mas também confessam que querem viver num mundo alargado, num mundo consciente, e que querem pôr os pés no chão, portanto, vivem nessa dualidade”, refere. A voz das atletas é feita por duas atrizes porque, frisa Lígia Soares, “é impossível falar enquanto praticam aqueles exercícios”. “É essa visão do impossível que tentamos representar”, acrescenta.
Além disso, questionam também o que é a perfeição. “Se a perfeição é um objetivo alcançável ou se é também parte de um mecanismo que vai sempre inventando uma nova perfeição para que as pessoas continuem a competir”, aponta.
O espetáculo sobe ao palco do Theatro Circo, esta quinta-feira, pelas 21h30.
