Greve na função pública. A maior parte dos alunos está sem aulas em Braga

Centenas de alunos estão hoje sem aulas em Braga. A greve da função pública está a afectar grande parte das escolas do concelho.
As secundárias Sá de Miranda e Carlos Amarante estão abertas, mas não possuem o número suficente de professores e funcionários para ter actividade lectiva. Já as escolas de Maximinos e a Secundária D. Maria II estão encerradas. A mesma situação acontece em todos os estabelecimentos escolares do agrupamento de Real, na Escola Básica André Soares e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, que não abriram portas.
Em sentido contrário, a Escola Secundária Alberto Sampaio, a EB 2,3 de Nogueira e a EB 1 de Trandeiras estão a funcionar, com pouca adesão de docentes e não docentes à greve. No caso da secundária, faltaram nove professores num total de 108 e três assistentes operacionais em 21.
No sector dos transportes, de acordo com o administrador dos TUB, 37% dos motoristas aderiram a greve, o que faz com que algumas linhas não estejam a funcionar. Ainda assim, Teotónio Santos explica que “o impacto não é significativo junto da população, uma vez que muitas escolas estão encerradas”.
* com Elsa Moura
