“A Lista X é dos estudantes e não uma lista da Reitoria”

Alexandre Carvalho, candidato da Lista X à Direcção da AAUM, em entrevista à RUM na noite desta terça-feira. 

O candidato da Lista X à Direcção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) acusa a lista A de não passar de uma lista de continuidade das sucessivas direcções da AAUM pautando-se por “interesses que não são os dos estudantes da academia minhota”.

Em entrevista à RUM, no primeiro dia de campanha tendo em vista o acto eleitoral de 2 de Dezembro, Alexandre Carvalho referiu que a lista que representa é uma alternativa ao trabalho que tem sido desenvolvido pela actual Direcção presidida por Rui Oliveira. De armas apontadas à actual direcção, o estudante de 20 anos defende um novo rumo para a AAUM pautado por acções de luta estudantis pela reivindicação de mais direitos e regalias para os estudantes universitários.

“Temos que mudar o rumo como a Associação Académica olha para os estudantes e para a universidade. É preciso ter presente problemas concretos como a propina, as bolsas, o regime fundacional e o processo de Bolonha, que têm sido deixados de parte pelas últimas direcções”, começa por criticar o estudante de Filosofia.

Alexandre Carvalho defende ainda uma “democratização da AAUM”, referindo a necessidade de uma “ligação directa entre a associação e os estudantes”.

Entre as propostas centrais da lista X, o candidato a presidente da AAUM avisa que os alunos precisam de estar na rua a reivindicar pelos seus direitos. “Ir representar (os estudantes) com um sorriso na cara ao Presidente da República?” atira o candidato num tom crítico. “Não pode ser, os alunos têm que estar na rua e tem que vir da Associação Académica. Defender medidas é fácil, mas depois estar na rua e com os estudantes todos os dias, aí já temos um grave problema”, prossegue.

Em entrevista à Universitária, Alexandre Carvalho sublinha que caso seja eleito, nenhum estudante se sentirá desamparado. Esta “não é uma lista da reitoria” avisa, mas sim “uma lista dos estudantes” referindo que esta é “a grande diferença” para a lista A.

Esta quarta-feira os candidatos à Direcção da AAUM encontram-se para o único debate previsto antes do acto eleitoral.

As eleições para os órgãos sociais da AAUM estão agendadas para 2 de Dezembro através da plataforma eVotUM.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv