“A Europa é dos jovens”

Marta Temido diz que a Europa é dos jovens. A candidata do PS às eleições Europeias está, neste momento, em Braga, numa arruada na Rua do Souto, acompanhada por Pedro Nuno Santos e Carlos César.

Numa das cidades mais jovens do país, a socialista disse que os jovens vão desempenhar um papel muito importante na europa do futuro. “Queremos uma ampla participação dos jovens e eles vão desempenhar o papel que quiserem, mas será sempre um papel importante, porque a Europa é dos jovens”.

Sobre a Universidade do Minho e o papel das instituições do ensino superior na Europa do futuro, Marta Temido foi de poucas palavras: “É uma prestigiada Universidade, com cursos de referência, com a qual já colaborei”.

“Governo está em campanha”

Já o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, diz que “o Governo está em campanha”. A propósito do plano para a imigração anunciado pelo executivo de Luís Montenegro, o socialista disse, esta tarde, em Braga, que “se tivessem a apresentar medidas boas até era de celebrar, mas grande parte delas não dão resposta aos problemas”. “Há uma necessidade de apresentar trabalho, de mostrar que se estão a mexer, mas na realidade estão a cometer erros”, disse Pedro Nuno.

Para o secretário-geral, “o que há de mais concreto neste plano é uma alteração legislativa”, que, no seu entender, “é, muito provavelmente, errada ou terá efeitos perversos”.

“O Presidente e o Governo partem de um diagnóstico errado. Não ignoramos o fenómeno da imigração e reconhecemos que e preciso que se tomem medidas e muitas das medidas anunciadas ontem estavam já previstas”, apontou.

Pedro Nuno nega que “o aumento da imigração se deva a uma alteração legislativa”. “A razão do aumento da imigração está na economia portuguesa e no mercado de trabalho. Trabalhadores ilegais continuarão a entrar em Portugal”, diz o socialista. Pedro Nuno Santos considera que “como não há um mecanismo regular para quem tenha contrato de trabalho o que vai acontecer e que quando se acumula um conjunto muito vasto de trabalhadores ilegais em Portugal passam a haver regularizações extraordinárias e essa não é a forma correta”. “Não excluímos a revisão da lei de estrangeiros”, atirou.

Carlos César, presidente do Partido Socialista, acompanhou a comitiva socialista na arruada em Braga. Aos jornalistas disse que se “as eleições ocorrerem num contexto em que a AD tenha uma votação menos favorável, será muito bom para que a AD adquira a humildade que pelos vistos não cultiva no exercício do seu mandato governativo”.

Os socialistas seguem, agora, para Guimarães, onde também terá uma arruada e às 19h00 há um comício, no Largo de Donães. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv