Democratas de Braga homenageados em programa que celebra a liberdade

A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga, promovida pelo Movimento de Cidadania Contra a Indiferença, apresentou esta semana o programa intitulado ‘1926-2024. 48 anos a não esquecer. 50 para celebrar’. Na cerimónia, que decorreu no Museu Nogueira da Silva, foram apresentadas as linhas gerais da programação que propõe diversas atividades até 2024.
Paulo Sousa, membro da comissão, explica que a intenção é homenagear os protagonistas do 25 de Abril no distrito de Braga que se destacaram na luta contra a ditadura e pela liberdade (os designados Democratas de Braga). “Esta homenagem pretende que não caiam no esquecimento aqueles que estiveram na frente desta grande batalha de resistência ao fascismo”, sublinha.
Foi também apresentado um cartaz alusivo a esta homenagem da autoria de Alexandre Fernandes, que vai acompanhar as diferentes iniciativas na região. No cartaz podem-se ver dois adultos, uma mulher e um homem, e uma criança. Para Paulo Sousa, tem “uma simbologia muito especial porque é aquilo que norteia o espírito do programa, a relação intergeracional”.
No dia 14 de maio, na sede da Junta de Freguesia da Sé, vai decorrer a primeira conferência para refletir sobre cidadania e política, com a orientação do professor universitário António Cândido Oliveira. Será também discutida “de que forma os autarcas podem contribuir para que as gerações mais novas não esqueçam a importância da democracia e da liberdade e o modo como elas foram conquistadas”.
