“A Cidade Desportiva pode ser uma infraestrutura de apoio à candidatura ao Mundial 2030″

O presidente do SC Braga abriu as portas da Cidade Desportiva (CD) à Federação Portuguesa de Futebol para integrar a candidatura à organização do Mundial 2030, ao lado de Espanha e Marrocos. Essa disponibilidade foi assumida na inauguração da segunda fase da infraestrutura, realizada, esta segunda-feira, no novo pavilhão.
De acordo com António Salvador, desde a sua criação, em 2017, a CD tem sido “um ativo ao serviço dos grandes projetos” da cidade e do país. “É casa das nossas seleções, dos grandes eventos, e espero que uma importante infraestrutura de apoio à candidatura do nosso país à organização do Mundial 2030, que estou certo de que traremos para Portugal”, destacou no seu discurso.
Somando as duas fases, o SC Braga gastou 47 milhões de euros nas infraestruturas. O líder dos arsenalistas frisa que o clube “não beneficiou de qualquer incentivo público, mais-valia fiscal ou acesso a fundos comunitários” e coloca 2025, ano em termina o atual mandato, como meta para ter “todo o investimento amortizado”. “Esta é a demonstração de que neste clube não abdicamos da firme aposta no nosso crescimento, mas sempre com contas certas”, salienta.
O presidente do PSG e CEO da Qatar Sports Investments (QSI) – detentora de 21,67% da SAD do emblema bracarense – esteve na cerimónia. No final, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas, Nasser Al Khelaifi destacou o trabalho “impressionante que o Braga tem feito pelo futebol”. “António Salvador está a fazer um trabalho incrível. Estou orgulhoso como CEO da QSI”, acrescentou.
A nova fase da Cidade Desportiva é composta por um pavilhão, com capacidade para 1.400 pessoas, novas instalações para o futebol profissional, uma residência, um edifício administrativo, um espaço de atendimento ao associado e uma loja do clube.
Seguem-se a conclusão do mini-estádio, dedicado às equipas B e de sub-23 masculina e à principal feminina, prevista a tempo do início da época 2024/2025, e o museu, cuja inauguração está apontada para 19 de janeiro de 2025, dia do 104º aniversário.
