A chave do “sucesso” passa por estar próximo dos estudantes

Uma equipa “exigente, dedicada e comprometida com uma academia de futuro”. É este o caminho que o novo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Rui Oliveira, pretende seguir durante o ano de 2020.

O mandato de um ano será regido por dois pilares estratégicos: um maior impacto na acção que desenvolvem com mais iniciativas e na melhoria do desempenho com a optimização de recursos. O responsável, que já faz parte da AAUM há dois anos, garantiu que a equipa de 35 membros irá trabalhar em prol das questões de sustentabilidade, empreendedorismo, cultura, desporto, administração, acção educativa, entre outras.


O grande chavão do mandato será, sem surpresas, a aceleração do processo já iniciado para a construção da nova sede da associação no centro do campus de Gualtar. 


De realçar o interesse em estar “próximo” dos cerca de 20 mil estudantes da academia minhota promovendo um maior envolvimento e inovação na própria Universidade do Minho. A equipa liderada por Rui Oliveira tem como metas a criação de uma “rede de colaboradores, assim como a afirmação de uma nova plataforma de sócios da AAUMinho”, dando assim um passo importante na digitalização da estrutura. 


Para dar voz à comunidade, a AAUM vai dinamizar debates. “Que universidade queremos para o futuro?” e “Participação Estudantil”. No que diz respeito à Start Point o objectivo é apenas um, “cimentar a marca”. Por último, a AAUM vai criar um “cargo dedicado à inclusão”.


Nas palavras de Rui Oliveira a “AAUM sempre será um projecto inacabado”. Pela frente existem desafios no alojamento, propinas mas também de representatividade dos alunos, uma vez que os estudantes “não são só o futuro, mas também o presente”. Em suma, o presidente da AAUM apresenta um programa de actuação que lutará pelo “sucesso”.



O reitor da UMinho frisa que “é preciso agir rapidamente” no que toca à sede da AAUM. 

O responsável máximo da universidade do Minho frisou a necessidade desta equipa agir “rapidamente” no que toca ao dossiê da nova sede da AAUM. Rui Vieira de Castro apelou à nova direcção no sentido de “não perderem a dinâmica que foi criada com o anúncio do local onde a sede será instalada”. O reitor da UMinho recomendou também a uma maior promoção da participação da comunidade estudantil na vida da associação e da própria academia. 


Na cerimónia de tomada de posse o reitor ouviu as principais “reivindicações” de Rui Oliveira e, uma delas, contou mesmo com uma resposta. O novo presidente da AAUM defendeu que é necessário rever os modelos de ensino na academia minhota. 


Ora, Rui Vieira de Castro respondeu, ao longo do ano de 2019 os docentes realizaram várias formações pedagógicas. Já no primeiro trimestre de 2020, a UMinho irá inaugurar uma “sala modelo no Complexo Pedagógico II, no campus de Gualtar”. A ideia passa por “evidenciar novos modos de realizar actividades de ensino e aprendizagem”. Porém, o reitor defende também “uma mudança da forma de estar dos estudantes” para que exista realmente mudança no ensino superior.  

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv