Estacionar no centro de Braga vai custar mais a partir de março

A atualização de preços será discutida e votada na reunião camarária de quarta-feira, 18 de fevereiro.

O executivo municipal de Braga vai discutir e votar esta quarta-feira uma proposta de aumento de 25% no valor estacionamento à superfície gerido pela Estacionamentos Urbanos de Braga. A proposta de tarifário para 2026 consta na ordem de trabalhos da reunião camarária agendada para o Forum Braga na tarde de quarta-feira.

Atualmente, uma hora de estacionamento custa 80 cêntimos, mas com a nova proposta passará para 1 Euro.Já a avença mensal de moradores será de 10 Euros, e a avença para comerciantes de 20 euros. Para moradores com viaturas elétricas, o gasto anual é de 12 euros, no total.

Recorde-se que aquando do fim da concessão do estacionamento à superfície à ESSE e com a criação da Estacionamentos Urbanos de Braga (EUB), a maioria liderada pela coligação Juntos por Braga procedeu a uma redução de preços. Esta nova proposta iguala o preço por hora ao praticado pela concessionária privada.

A atualização de preços foi debatida no programa Praça do Município do passado fim-de-semana. Carlos Almeida criticou o que considera uma estratégia de captação de receita sem que outras medidas que estavam previstas fossem implementadas

Jorge Cruz admite que um aumento de 25% de uma só vez “é um número muito alto”. Defende a redução no número de lugares de estacionamento na cidade e, simultaneamente mais lugares exclusivos a moradores.

João Granja lembra que a receita arrecadada pela Estacionamentos Urbanos de Braga visa também financiar os transportes públicos que circulam no concelho numa altura em que estão a caminho mais algumas dezenas de viaturas.

Em 2024 as contas oficiais apontavam por uma receita de 1 Milhão e 600 mil euros através da Estacionamentos Urbanos de Braga. Com a atualização de preços, o município estima ultrapassar os 2ME anuais.

Recorde-se que entre as promessas de João Rodrigues para o mandato 2025-2029 constava a gratuitidade dos TUB para residentes no concelho, assim como o aumento da área pedonal no casco urbano, medida que implica retirar viaturas ao centro da cidade.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv