CIM Cávado reforça oferta de transportes públicos intermunicipais

Perante o aumento de cerca de 10% da procura, relativamente a 2024, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado decidiu reforçar o serviço com 88 novas circulações diárias.
Declarações de João Silva a propósito do reforço de oferta de transportes públicos na CIM Cávado:

Tendo em conta os três milhões de passageiros transportados em 2025, a Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC) decidiu reforçar com mais 88 novas circulações diárias a oferta de transporte público na região. No total, são mais 123 mil quilómetros anuais adicionais que a autoridade estima cobrir, seja aumentando a frequência dos veículos nas linhas com mais procura seja criando novos horários.

Perante o aumento de cerca de 10% da procura destes serviços de transportes intermunicipais, relativamente a 2024, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado decidiu fazer “uma mudança estrutural” na resposta do sistema de transportes da região.

Em causa está o reforço da frequência nas linhas Braga-Guimarães, Prado – Parada de Gatim e Dornelas-Amarelas que, desde o início do ano, viram a frequência dos transportes públicos concessionados pela AITC aumentar devido à grande procura por estes trajetos.

Ao reforço da oferta soma-se, ainda, o congelamento das tarifas dos passes sociais pelo quinto ano consecutivo.

“Ao reforçarmos a oferta sem aumentar os custos para os utilizadores, estamos a promover uma alternativa credível ao transporte individual e a melhorar a qualidade de vida no Cávado”.

De acordo com João Silva, primeiro secretário executivo da CIM Cávado, esta é uma forma não só de criar “um serviço público de qualidade, adequado às necessidades dos utilizadores, das famílias, dos estudantes”, mas também uma alternativa mais sustentável e ecológica ao transporte particular.

Paralelamente, até abril, serão instalados 79 painéis de informação em tempo real, digitais e interativos, nos municípios integrantes da CIM (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde), no âmbito do projeto ‘INFO MOB Cávado’.

Esta rede de equipamentos, interligados entre si e a um centro de gestão de informação da AITC, permitirá um acesso “muito mais rápido, intuitivo e atualizado” à informação da mobilidade.

“Estamos a incrementar um serviço mais amigável, mais intuitivo, mais próximo das populações, mais próximo dos utilizadores”.

Segundo o responsável, estas alterações foram “perfeitamente acomodadas” no atual contrato de concessão da mobilidade intermunicipal, que já prevê atualizações do tipo até ao seu término em 2027.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv