24.ª Gala do Desporto. UMinho atribui 74 prémios de mérito e cinco galardões

A 24.ª Gala do Desporto da Universidade do Minho (UMinho) reuniu, no salão medieval da Reitoria, os estudantes-atletas e treinadores que se destacaram nos Campeonatos Nacionais Universitários ao serviço da AAUMinho, na época desportiva de 2024/2025. Foram atribuídos cinco galardões, além de 74 prémios de mérito desportivo.
As campanhas universitárias relativas à temporada 2024/25 acrescentaram 81 medalhas ao palmarés da academia minhota. Destaque para as prestações nos campeonatos mundiais, com uma medalha de ouro e outra de prata, bem como o par de medalhas de bronze e outra de prata nas competições europeias.
Nas competições nacionais, as provas celebradas na 24.ª Gala do Desporto da UMinho culminaram em 33 títulos, o quinto melhor registo das equipas e atletas da AAUMinho desde 2000/01.
O principal destaque da cerimónia voltou-se para a entrega dos cinco galardões: Equipa do Ano, Treinador do Ano, Atleta Feminino do Ano, Atleta Masculino do Ano e Atleta Percurso Desportivo.
Futsal feminino – Equipa do Ano
A definição do vencedor voltou-se para as prestações coletivas nas competições nacionais e internacionais. Em 2024/25, a equipa feminina de futsal terminou ‘no topo da montanha’ do panorama nacional, tendo ainda alcançado o sétimo lugar no Campeonato Europeu Universitário. Foi a segunda conquista consecutiva dentro de fronteiras.
O prémio equipa do ano começou a ser atribuído no ano passado, na altura vencido pelo andebol masculino.
Fernando Fernandes – Treinador do Ano
O melhor treinador da AAUMinho orienta a equipa feminina de andebol. Chama-se Fernando Fernandes e levou as minhotas ao título de campeãs nacionais, tendo ainda terminado no 7.º lugar o Campeonato Europeu Universitário de andebol.
Trata-se do terceiro campeonato nacional consecutivo para o andebol feminino da Universidade do Minho, sendo que, nos últimos seis anos, a presença da no pódio comprovou-se assídua: quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Para definir o treinador do ano, a Comissão da Gala do Desporto considerou o currículo desportivo no respetivo ano letivo, com destaque para as participações nas provas internas e externas universitárias.
Francisca Martins – Atleta Feminino do Ano
Com uma medalha de ouro e uma medalha de prata nos Jogos Mundiais Universitários, Francisca Martins levou para casa o prémio de Atleta Feminino do Ano.
Atleta de natação e estudante da licenciatura em Economia, repetiu a façanha nas provas nacionais, com mais uma medalha de ouro e outra de prata.
Foram 117 as atletas que defenderam as cores da academia durante a época desportiva 2024/25.
Além das prestações desportivas, o prémio decidiu-se tendo em conta o percurso académico dos nomeados, com o mesmo critério a ser considerado na distinção de Atleta Masculino do Ano.
João Ribeiro – Atleta Masculino do Ano
Do ‘dojo’, nas provas de karaté, surgiu o melhor atleta masculino da academia minhota: João Ribeiro. Foi o destaque entre os 155 atletas masculinos que representaram a AAUMinho nas provas da época passada.
Estudante do mestrado em Sistemas de Informação, conquistou o título de campeão nacional universitário, além do bronze nas provas europeias.
Francisca Braga – Atleta Percurso Desportivo
O último galardão da noite chegou às mãos de Francisca Braga, estudante do mestrado em Gestão de Recursos Humanos e jogadora da equipa de voleibol feminino.
A atleta terminou o seu percurso académico com um currículo invejável: em cinco anos, foi quatro vezes campeã nacional universitária e apenas por uma vez conquistou a medalha de prata. Terminou o mestrado no ano letivo passado, tendo marcado presença em três competições internacionais em representação da Universidade do Minho.
Na época 2024/25, a UMinho terminou no terceiro lugar no ranking de universidade, atrás da Universidade do Porto e da Universidade NOVA de Lisboa.
*escrito por David Braga e editado por Ariana Azevedo
