Barcelos lança aplicação para guiar turistas e residentes com uso da IA

Conhecer de forma simples e inovadora, a história, as tradições e as curiosidades do concelho de Barcelos. Este é o objetivo da aplicação digital ‘VisitPlann’, que foi apresentada esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Trata-se de uma plataforma já disponível nos canais digitais que pretende promover o património cultural, com recurso a tecnologia de Inteligência Artificial.
À Rádio Barcelos, o vereador com o pelouro do turismo da Câmara de Barcelos, Pedro Ferreira, sublinha que a ferramenta não só ajuda o turista a descobrir o que Barcelos tem de melhor, como também serve de guia para explorar locais próximos.
A aplicação, sublinha, foi desenhada para captar a atenção do público através do conhecimento. O autarca aponta que a aplicação “funciona de uma forma intuitiva, que depende do utilizador”, assim, destaca ser possível fazer “um percurso sustentado, vir e planear os seus dias aqui”. “Quanto mais conhecimento oferecemos às pessoas, mais elas se interessam, mais conseguimos captar as suas atenções”, refere.
Para além da experiência do utilizador, a ‘VisitPlann’ funciona como uma ferramenta de gestão estratégica para o município. José Carlos Ferreira, um dos mentores do projeto, destaca a capacidade de monitorização da plataforma através de um dashboard que agrega dados de entradas e saídas em diversos locais.
Além de monitorizar os fluxos de pessoas que estão a fazer o Caminho de Santiago, por exemplo”, o município pode receber a informação se “há uma árvore caída naquele percurso definido”.
