Plano Municipal de Emergência devido a previsão de mau tempo acionado até domingo

Com esta decisão, são acionados mecanismos excecionais de prevenção, planeamento, coordenação e resposta operacional, garantindo uma atuação articulada de todos os agentes de proteção civil e entidades com dever de cooperação.

O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) de Braga vai permanecer ativo até ao próximo domingo, dia 15 de fevereiro. Recorde-se que resultou da declaração da Situação de Contingência publicadano passado domingo, dia 7 de fevereiro, em Diário da República.

Esta terça-feira é mais um dia de chuva intensa no concelho de Braga e o início da manhã foi de fortes contrangimentos em praticamente todas as artérias da cidade, não só devido à degradação do piso um pouco por todas as estradas, mas também pela acumulação de água na Avenida António Macedo – sentido Estação – Braga Parque.

(Imagens registadas na manhã desta terça-feira: Amigos da Freguesia de S. Vicente)


O município acionou mecanismos excecionais de prevenção, planeamento, coordenação e resposta operacional, garantindo uma atuação articulada de todos os agentes de proteção civil e entidades com dever de cooperação.

De acordo com Altino Bessa, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, esta situação de contingência “tem algumas obrigações legais”, por exemplo, a requisição civil de equipamentos e pessoas “caso a Proteção Civil Municipal solicite apoio de cidadãos individuais ou empresas com equipamentos necessários à resolução do problema”.

Todos aqueles que estejam em gozo de férias ou de folga, caso sejam chamados “também são obrigados” a apresentarem-se ao serviço.

“Há uma série de obrigações legais que, por força da lei, da Lei  de Bases da Proteção Civil, que automaticamente são ativadas e são acionadas caso haja essa necessidade”.

O autarca alerta, ainda, que o risco de inundações, especialmente nas áreas circundantes do Rio Cávado está a ser acautelado.

“Todas as autoridades estão alertadas para essas situações e com meios reforçados e disponíveis em caso de necessidade”, assegura.

Segundo Altino Bessa, o trabalho de prevenção está a ser feito e todos os autarcas das Juntas de Freguesia que limitam o rio estão em contacto permanente com a Proteção Civil.

“Estamos a trabalhar em prevenção, é assim que se faz em proteção civil, esperando que não haja necessidade de utilizar todos”, remata.

IPMA coloca Braga em alerta laranja até às 18H00 devido a precipitação persistente

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para o dia 𝟭𝟬 de 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼, os seguintes 𝗔𝗩𝗜𝗦𝗢𝗦 𝗠𝗘𝗧𝗘𝗢𝗥𝗢𝗟𝗢́𝗚𝗜𝗖𝗢𝗦 para 𝗣𝗥𝗘𝗖𝗜𝗣𝗜𝗧𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 para o concelho de Braga:

🌧️🟨Precipitação – Amarelo [ 10 Fev 00:00 – 10 Fev 06:00 ] – Chuva persistente e por vezes forte.

🌧️🟧 Precipitação – Laranja [ 10 Fev 06:00 – 10 Fev 18:00 ] – Precipitação persistente e por vezes forte.

A Divisão Municipal de Proteção Civil recomenda à população que tome as medidas de prevenção e autoproteção necessárias, nomeadamente:

➡️ 𝗚𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗿 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗿𝗰𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗽𝗲𝗿𝗺𝗮𝗻𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 𝗮 𝗮́𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗮𝗿𝗯𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮𝗱𝗮𝘀, mantendo atenção à possibilidade de queda de ramos e árvores;

➡️ 𝗚𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗿 𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗼𝗯𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝘀𝗶𝘀𝘁𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗰𝗼𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

➡️ 𝗔𝗱𝗼𝘁𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗱𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝘀𝗶𝘃𝗮, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e a existência de zonas de fraca visibilidade;

➡️ 𝗡𝗮̃𝗼 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲𝘀𝘀𝗮𝗿 𝘇𝗼𝗻𝗮𝘀 𝗶𝗻𝘂𝗻𝗱𝗮𝗱𝗮𝘀, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

➡️ 𝗧𝗲𝗿 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗿𝗰𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝘇𝗼𝗻𝗮𝘀 𝗿𝗶𝗯𝗲𝗶𝗿𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Campus Verbal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv