Sabores com tradição: Fins de Semana Gastronómicos levam 211 receitas à mesa do Norte

Barcelos recebeu esta quarta-feira a apresentação da 17ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal. O evento, que decorreu no Solar de Vila Meã, revelou o calendário da iniciativa que se estende até ao final do ano, abrangendo 69 municípios e centenas de restaurantes. Além de Barcelos, que recebe o Fim de Semana Gastronómico entre os dias 20 e 22 de março, a iniciativa ainda decorre na região nos concelhos de Famalicão, de 13 a 15 de março, e em Braga e Guimarães, entre os dias 27 e 29 de março.
Para o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, o concelho reúne os ingredientes perfeitos para atrair visitantes. Segundo o autarca, Barcelos é reconhecido pela sua gastronomia e vinhos, com destaque recente para os espumantes. Aliando estes sabores às paisagens das margens dos rios Cávado e Neiva, ao centro histórico, ao artesanato e à qualidade do alojamento local e enoturismo, o concelho afirma a “sua capacidade de resposta turística e o acolhimento” dos visitantes
Este projeto é considerado a maior iniciativa público-privada do país no setor da enogastronomia. Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, reforça que a gastronomia é muito mais do que apenas uma refeição: “é uma infraestrutura invisível no desenvolvimento”. Para o responsável, cada prato que “chega à mesa com dignidade e autenticidade” move uma economia inteira, funcionando como um motor contra a sazonalidade e como uma ferramenta essencial para a “a preservação e promoção do receituário tradicional”, sublinha.
O ciclo de 2026 contará com 33 fins de semana dedicados a 211 receitas típicas da região. Além de Barcelos, entre os dias 20 e 22 de março, a iniciativa decorre em Famalicão de 13 a 15 de março, e em Braga e Guimarães entre os dias 27 e 29 de março.
