Grande Prémio de Literatura dst regressa à poesia em 2026

O dstgroup anunciou o lançamento da XXXI edição do Grande Prémio de Literatura dst, dedicada a obras de poesia publicadas em 2024 e 2025. O valor pecuniário mantém-se nos 15 mil euros e as candidaturas decorrem entre 6 de fevereiro e 6 de março.
Este galardão tem registado recordes de participação e afirma-se como um dos mais importantes prémios nacionais na área da literatura promovidos por um grupo privado. Até à data, a iniciativa já distinguiu 29 obras de escritores portugueses e atribuiu mais de 300 mil euros, num total de mais de 2000 obras a concurso.
“Não desistimos da poesia nem da literatura para influenciar quem está ao nosso lado, para a importância da liberdade. A literatura e a poesia são meio caminho feito para se ser livre responsável. E para fazer boas escolhas. A ignorância é um breu”, destaca José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, citado em comunicado.
O júri, constituído por José Manuel Mendes, Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa, será responsável pela escolha da obra vencedora. O prémio será entregue, como habitualmente, no Theatro Circo, em Braga, numa cerimónia prevista para o final de junho.
Ao longo das suas edições, o Grande Prémio de Literatura dst consolidou um percurso marcado pela diversidade de vozes e gerações, tendo premiado autores como Manuel Alegre, Armando Silva Carvalho, e Luísa Costa Gomes — que venceu a última edição com a obra “Visitar Amigos e outros contos”. Em 2019, o grupo alargou também o seu alcance ao contexto internacional com a criação do Prémio de Literatura dstangola/Camões.
As candidaturas e o regulamento completo podem ser consultados no site oficial do prémio.
