AAUMinho avalia mudanças no Enterro da Gata e na Gata na Praia

Na primeira grande entrevista à RUM desde que tomou posse para o segundo mandato, o presidente da AAUMinho assinalou que é preciso mudar alguma coisa.

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Luís Guedes assume como imperativo promover alterações nas Monumentais Festas do Enterro da Gata uma vez que o evento de grande montra passou a ser um risco financeiro para a estrutura estudantil dado o aumento significativo de encargos associados à organização do evento nos últimos anos.

A semana académica decorrerá, previsivelmente, de 9 a 15 de maio no Forum Braga, mas Luís Guedes assume aos microfones da RUM que o número de dias e até a localização do recinto podem ser alvo de alterações, pormenores que espera ver definidos até ao final deste mês de fevereiro. Antes da passagem para o renovado Forum Braga, o evento acontecia na Alameda do Estádio Municipal, local mais rentável para a estrutura estudantil. Luís Guedes admite que seria, eventualmente, a localização preferencial da atual direção ainda que o tema exigisse uma resposta unânime do município de Braga e do SC de Braga.

“Além de fevereiro não faz sentido adiar uma decisão seja ela qual for” – Luís Guedes, presidente da AAUMinho

Na primeira grande entrevista à RUM desde que tomou posse para o segundo mandato, o presidente da AAUMinho assinalou que chegou a hora de promover mudanças.

“É taxativo que alguma coisa vai ser diferente do ano anterior, sim. Ou em termos logísticos, da organização do espaço e de grandes alterações em investimentos no interior do recinto, eu diria que sim. É um investimento que tem de ser analisado muito a fundo, estas monumentais festas são mesmo monumentais e a nível orçamental e da análise são também complexas. Já temos estudos a ser feitos desde novembro do ano passado. Temos de começar a afunilar em respostas porque além de fevereiro não faz sentido adiar uma decisão seja ela qual for, até para a previsibilidade da própria comunidade e dos parceiros com quem contamos e fornecedores neste próprio evento”, esclarece. A manter-se o local, uma das questões que ficará definida, entretanto, passa pelo investimento ou não no palco exterior já que a realização de três noites de concertos na zona exterior implicam um investimento significativo.

Nas próximas semanas o dirigente estudantil deverá reunir com o presidente da autarquia, mas também com o novo administrador da InvestBraga na tentativa de discutir novas possibilidades até porque se trata de um evento recreativo e cultural que interessa à comunidade no seu todo e não apenas aos estudantes universitários.

Recorde-se que antes do Forum Braga, o Enterro da Gata realizou-se ao longo de vários anos na Alameda do Estádio Municipal, um dos locais de maior sucesso da atividade que se pretende lucrativa para a AAUMinho. A saída ocorreu por força da intervenção levada a cabo pelo SC de Braga para a Cidade Desportiva, em particular com a transformação da piscina olímpica no atual AMCO Arena. Ainda assim, a zona que importa para a realização do Enterro da Gata mantém-se inalterada, um espaço que ao que tudo indica representa especial interesse para a atual direção da AAUMinho liderada por Luís Guedes.

Algarve ou Costa Vicentina. Autocarro ou comboio. AAUMinho estuda mudanças na Gata na Praia

A Gata na Praia que leva anualmente centenas de alunos da Universidade do Minho para uma semana de férias no Algarve poderá, na edição deste ano, mudar de local e assumir uma vertente mais sustentável, substituindo o autocarro pelo comboio.

A atividade que conjuga a dimensão desportiva com a recreativa decorre habitualmente na pausa letiva da Páscoa, mas o aumento consecutivo dos preços nos anos mais recentes tem afastado estudantes. Com despesas a rondar os 300 euros, cada vez menos alunos manifestam interesse em participar. Agora, a direção da AAUMinho admite estar a auscultar novas estruturas hoteleiras além da zona do Algarve para realizar a atividade a custos mais controlados.

Segundo o dirigente estudantil, o pedido de orçamento envolveu espaços na Costa Vicentina o que significa que a mudança de local pode ser uma realidade na edição da próxima Páscoa.

Portimão tem sido a cidade de eleição. Ainda assim, a Gata na Praia já decorreu noutras cidades do Algarve, nomeadamente Lagos. A Costa Vicentina seria assim uma novidade para os estudantes da academia minhota que só podem participar completando equipas mistas, modelo imperativo dada a finalidade desportiva do evento ao longo da semana com atividades diárias de participação “obrigatória” no areal.

A AAUMinho está igualmente em contacto com a CP tendo em vista assegurar um preço mais baixo face ao modelo de deslocação habitual que consiste no aluguer de autocarros.

O objetivo é que o evento envolva anualmente mais de 300 estudantes da Universidade do Minho.

AAUMINHO GATA NA PRAIA PORTIMÃO

Nesta grande entrevista à RUM foram abordados temas como a alteração do modelo de acesso ao ensino superior ou a reabertura do Bar Académico de Braga.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv