Ano Novo Chinês celebrado com concerto no Theatro Circo

O Theatro Circo acolhe na segunda-feira, dia 16 de fevereiro, o concerto comemorativo da entrada no Ano Novo Chinês. Sob a direção do maestro Filipe Cunha, a Orquestra Filarmónica de Braga (OFB) faz uma viagem sonora única entre o Oriente e o Ocidente.
Com início agendado para 21h30, o espetáculo marca a primeira vez que esta festividade ocorre naquele palco, coincidindo este ano com o dia exato da transição no calendário lunar para o Ano do Cavalo. A iniciativa resulta de uma parceria estreitar do Instituto Confúcio da Universidade do Minho (ICUM) e o Município de Braga, como uma celebração da diversidade da comunidade chinesa, “sinónimo também de inclusão de uma cultura que está muito enraizada na nossa sociedade”, sublinha o maestro.
O concerto reúne obras de compositores chineses contemporâneos e melodias tradicionais, apresentadas em arranjos sinfónicos que evocam festivais e danças populares, como ‘Chinese New Year Overture’, ‘Yao Dance’, ‘My Country’ e ‘The Moon Is My Heart’, de autores como Bao Yun Kai e Li Gung, que contarão com interpretação da OFB.
Segundo o maestro, o concerto será também o momento para a apresentação de um novo disco, reforçando a importância deste evento como um símbolo de inclusão cultural e intercâmbio entre o Oriente e o Ocidente.
