Centro de Atendimento e Reabilitação da CERCI Braga abre dentro de dois meses

O espaço, que abrirá na freguesia de S. Vicente, terá capacidade para atender cerca de 100 pessoas.
Declarações de Vera Vaz, presidente da CERCI BRaga

O centro de atendimento, acompanhamento e reabilitação de pessoas com deficiência e incapacidade da CERCI Braga abre portas dentro de dois meses, no centro da cidade. O espaço, que abrirá na freguesia de S. Vicente, terá capacidade para atender cerca de 100 pessoas.

A presidente da CERCI Braga, Vera Vaz, explica que este centro permitirá ajudar as pessoas com incapacidade, mas também os cuidadores.

A resposta está já em funcionamento nas atuais instalações, em Navarra, mas passará para um novo espaço na freguesia de S. Vicente, cuja escritura foi assinada, esta segunda-feira.

“Estamos a tentar criar um polo mais centralizado na cidade com alguma proximidade entre as respostas que já temos e, portanto, este novo espaço será relativamente perto das nossas residências, permitindo também que haja uma maior conexão com a freguesia que nos acolheu”, detalhou Vera Vaz. Trata-se de “um centro de atendimento, acompanhamento e reabilitação de pessoas com deficiência e incapacidade”. “Temos protocolados atendimentos para 100 pessoas, no sentido de podermos prestar apoio a pessoas com deficiência e incapacidade e aos seus cuidadores”, referiu a presidente.

O lar residencial, que permitirá acolher cerca de 30 jovens e adultos portadores de deficiência que se encontrem impedidos de residir no seu meio familiar, é outro dos grandes objetivos da instituição.

“Continuamos com o nosso grande desafio que é a construção do lar residencial e o novo CACI. O projeto em si está em desenvolvimento, temos resultados a avançar, aguardamos que seja publicado o aviso de financiamento e prepararmos estratégias que possam permitir e viabilizar esta resposta, que virá a suprimir aqui uma necessidade muito grande da nossa cidade”, acrescentou Vera Vaz.

A CERCI Braga tem, atualmente, 30 utentes em CACI, 10 nas duas residências de autonomização, mais de 150 crianças acompanhadas em 4 agrupamentos escolares através do nosso Centro de Recursos para a Inclusão e cerca de 60 acompanhamentos no Projeto MAIS.

Os interessados em ajudar a CERCI Braga a desenvolver estes e outros projetos podem aderir à campanha ‘Sonhos a metro’. “Temos feito uma campanha mais direcionada para empresas e conseguimos, neste momento, já criar mais de 60 metros quadrados. Estamos a pedir às pessoas que nos ajudem a construir metro a metro o nosso espaço”, finalizou Vera Vaz.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv