Famalicão apresenta “o maior orçamento da história da autarquia” para 2026

Na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, o Executivo de Vila Nova de Famalicão leva a reunião de Câmara “o maior orçamento da história da autarquia” num total de 256 Milhões de Euros (ME). Um valor superior em mais de 37 ME relativamente ao orçamento do ano passado e que prevê um investimento recorde de mais de 106 ME.”
O relatório das Grandes Opções do Plano e Orçamento da autarquia famalicense prevê um grande investimento em “áreas prioritárias” como são a habitação, a saúde e da educação.
Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, este é um orçamento “equilibrado e que reflete um modelo de gestão assente no rigor e na solidez”, mas também no “arrojo e na ambição de quem acredita que Famalicão pode ir ainda mais longe”.
Na mensagem que assina na abertura do documento, o autarca famalicense aponta 2026 como um “ano marcante” para a autarquia devido à conclusão dos vários projetos e intervenções em curso. “No último ano demos inicio a um conjunto significativo de intervenções que em breve começarão a fazer a diferença no dia a dia dos famalicenses”, acrescenta.
É o caso, por exemplo, das sete novas e renovadas Unidades de Saúde Familiares (USF), a requalificação e ampliação da Secundária Pe. Benjamim Salgado, a construção do Centro de Atletismo, o arranque do concurso público de construção das novas piscinas municipais de 50 metros e para a reabilitação do futuro Pavilhão Municipal de Riba de Ave.
