Eurodeputados de Braga sublinham papel decisivo da UE no progresso de Portugal

Paulo Cunha e Bruno Gonçalves, eurodeputados do distrito de Braga, assinalam os 40 anos da entrada de Portugal no espaço comunitário.
Declarações de Paulo Cunha e Bruno Gonçalves

Os eurodeputados do distrito de Braga, Paulo Cunha e Bruno Gonçalves, consideram que a adesão de Portugal à União Europeia foi determinante para o progresso do país nas últimas quatro décadas.

Esta quarta-feira, Estrasburgo recebeu a cerimónia que assinalou os 40 anos da entrada de Portugal e de Espanha no espaço comunitário, hoje composto por 27 Estados-membros.

“Hoje, somos um protagonista europeu”

Para o eurodeputado famalicense Paulo Cunha, a integração europeia permitiu a Portugal superar atrasos estruturais e alcançar um nível de desenvolvimento claramente superior, aproximando-se dos padrões europeus.

“Temos evidências inequívocas das vantagens que Portugal ofereceu pelo facto de integrar o espaço europeu. Foi um passo vitorioso e uma boa decisão para Portugal e acho que os portugueses estão gratos”, denotou Paulo Cunha.

Há 40 anos, lembra o eurodeputado eleito pelo PSD, “Portugal estava muito aquém daquilo que são os parâmetros europeus”, nomeadamente ao nível “da mortalidade infantil, abandono escolar ou em setores decisivos como a saúde”.

“Hoje, claramente Portugal conseguiu apanhar o comboio europeu e estar num nível claramente superior. Muito mais do que ser um beneficiário líquido daquilo que são contribuições europeias, tem a ambição de ser um contribuinte para o sucesso da Europa”, afirmou Paulo Cunha.

Portugal e Espanha assinaram os tratados de adesão à CEE no dia 12 de junho de 1985 e tornaram-se membros efetivos em 01 de janeiro de 1986. Quatro décadas depois desse momento histórico, para o eurodeputado, “Portugal deve assumir-se como uma voz na Europa”.

“Aquilo que são os nossos valores, os nossos ideais, a nossa história, a nossa identidade, deve cada vez mais influenciar os caminhos que a Europa deve encontrar. Hoje, somos um protagonista europeu”, afirmou. Paulo Cunha defende uma posição nacional “cada vez mais ativa na defesa dos valores e mais afirmativa nas especificidades no contexto europeu”.

“Portugal tem de continuar não apenas na União Europeia, mas na dianteira do projeto europeu”

A voz do bracarense Bruno Gonçalves também ecoa na Europa. Para o eurodeputado eleito pelo PS, a integração europeia permitiu a Portugal superar atrasos estruturais e alcançar um nível de desenvolvimento claramente superior.

“O facto de Portugal ter passado a ser um país que, por exemplo, na Ciência e Inovação passa de menos de 0,5% de investimento no PIB para mais de 1,7%, bem como o investimento nas estradas, nas autoestradas, nas comunicações contribuem para termos, hoje, um Portugal inevitavelmente melhor, mais desenvolvido e onde o progresso chegou”, disse o socialista.

Para o jovem eurodeputado, “Portugal tem de querer competir com os países mais desenvolvidos da União Europeia”, para ter “maior crescimento, maior desenvolvimento económico e para devolver oportunidades aos mais jovens, uma defesa íntegra e inequívoca do direito internacional, dos direitos humanos e da paz”. “Portugal tem de continuar não apenas na União Europeia, mas na dianteira do projeto europeu”, finalizou.

Portugal “nunca desistirá da Europa”

“Não há portugueses puros, há portugueses diversos”, disse o Presidente da República, esta quarta-feira, no discurso, no Parlamento Europeu, na sessão comemorativa dos 40 anos da adesão de Portugal e Espanha à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que os portugueses são “europeus na língua, na cultura, na História”. O Presidente da República afirmou que Portugal “nunca, mas nunca mesmo, desistirá da Europa”, porque seria “desistir de uma parte essencial e insubstituível de Portugal”, finalizou.

ESTELA SILVA/LUSA

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv