Novo hospital de Barcelos deverá dar passos “determinantes” este ano e funcionará em regime PPP

A construção do novo hospital de Barcelos deverá dar passos determinantes, este ano. A informação foi partilhada pela ministra da Saúde, ontem, numa visita à Unidade Local de Saúde Barcelos /Esposende.
Ana Paula Martins adiantou ainda que a nova unidade hospitalar do concelho funcionará em regime de parceria público-privado.
“É para avançar. Há uma orientação muito clara do primeiro-ministro e do Governo de Portugal no sentido de que esta obra avance o mais rapidamente possível”, começou por afirmar a ministra, denotando que “2026 é um ano verdadeiramente determinante para que o Hospital de Barcelos/Esposende inicie o seu trajeto no sentido de ser uma realidade nos próximos anos”.
Ana Paula Martins lembrou que, neste momento, falta “resolver aspetos de natureza jurídica” para que o projeto avance. Em dezembro, a autarquia formalizou o acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos, “um passo determinante” para a construção do futuro hospital, bem como das respetivas acessibilidades viárias.
Recorde-se que o novo Hospital Barcelos/Esposende representa um investimento de 200 milhões de euros. Terá uma área de construção superior a 25 mil metros quadrados, com 218 camas para internamento, 30 gabinetes de consulta externa, seis salas de cirurgia (mais duas de reserva), 11 postos de hospital de dia e uma área de diagnóstico equipada com ressonância magnética, TAX, RX e ecografia.
A futura unidade hospitalar oferecerá um vasto conjunto de especialidades médicas e cirúrgicas, incluindo Medicina Interna, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia, Oftalmologia e Urologia, entre outras. Estão igualmente previstas áreas dedicadas à formação, investigação e inovação tecnológica, nomeadamente através da telemonitorização e apoio domiciliário.
Equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária recebe cinco viaturas elétricas
Na visita à ULS Barcelos/Esposende, esta segunda-feira, a ministra Ana Paula Martins e o autarca Mário Constantino Lopes, entregaram cinco viaturas elétricas às equipas assistenciais com atividade no domicílio, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As viaturas destinam-se à Equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, à Equipa de Telemonitorização do Doente Crónico Complexo e à Equipa do Serviço Integrado de Cuidados Paliativos, contribuindo para o reforço dos cuidados de proximidade e para uma mobilidade mais sustentável.
A governante visitou o Serviço de Urgência Básica (SUB), nas áreas de Adultos e Pediátrica, durante a qual foi inaugurada a sala de radiologia digital avançada, com o descerramento da placa alusiva à modernização do espaço e à instalação do novo equipamento de Raio X, igualmente financiado pelo PRR.
Os investimentos realizados no âmbito do projeto de modernização e renovação de áreas hospitalares e equipamentos representam um investimento global de 1.824.000 euros, financiado pelo PRR, e visam requalificar as instalações, melhorando as condições de acessibilidade, conforto, qualidade e segurança para utentes e profissionais.
O programa incluiu ainda uma reunião de trabalho dedicada ao plano de contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno — e à apresentação dos principais projetos estratégicos da ULS de Barcelos/Esposende, momento em que a ministra da Saúde salientou que “a construção do novo Hospital de Barcelos insere-se igualmente nesta estratégia, constituindo um projeto estruturante para o reforço da capacidade hospitalar da região e para a melhoria da resposta às necessidades de saúde da população”.
