Último passo para aprovar novo PDM de Braga previsto para esta sexta-feira

A Assembleia Municipal de Braga reúne, na noite de sexta-feira, com caráter extraordinário tendo em vista a discussão e votação da proposta final do novo Plano Diretor Municipal, já aprovado em sede de executivo.
É o único ponto na ordem de trabalhos desta sessão dedicada em excluivo a este documento orientador, antecipando-se que coloque um ponto final num longo processo que registou igualmente algumas polémicas levantadas por eleitos da oposição durante os últimos dois meses, com avanços e recuos.
Entretanto, no final de dezembro de 2025, a terceira revisão do PDM foi aprovada com os votos favoráveis dos três eleitos da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), da vereadora independente Catarina Miranda, eleita pela coligação PS/PAN, e do vereador do Chega. Abstiveram-se os vereadores do movimento independente Amar e Servir Braga, da coligação PS/PAN e da Iniciativa Liberal.
O processo de revisão do PDM de Braga durou mais de dois anos.
Recorde-se que o novo PDM preconiza um aumento de 25,9 por cento da área de construção, o equivalente a mais 1.519 hectares.
A sessão está agendada para as 21h00, no Auditório do Centro de Juventude de Braga. Sendo aprovado entrará em vigor após publicação em Diário da República.
