Sindicato denuncia que médicos da ULS de Braga desconhecem plano de contingência acionado

Para esta terça-feira está agendado, para as 15h30, um protesto da Comissão de Utentes da ULS de Braga ao qual o sindicato se irá associar.

Os profissionais da Unidade Local de Saíude (ULS) de Braga desconhecem o plano de contingência que foi acionado na última semana e estão exaustos devido à pressão colocada na unidade hospitalar nas últimas semanas.

A denúncia é feita pelo Sindicato dos Médicos do Norte (SNM), filiado à Federação Nacional dos Médicos (FNAM), mas contactada pela RUM, esta segunda-feira, a administração presidida por Américo Afonso disse que não vai comentar estas denúncias para já. Para esta terça-feira está agendado, para as 15h30, um protesto da Comissão de Utentes da ULS de Braga ao qual o sindicato se irá associar.

Em declarações à RUM, Joana Bordalo e Sá, presidente do SMN, afirma que, apesar de estarem a ser tomadas medidas internas, os profissionais “desconhecem qual é o plano de contingência acionado”. A dirigente revela números preocupantes: na última semana, o hospital registou cerca de 270 doentes internados — 150 acima da capacidade habitual de 120 camas.

Este cenário, que corresponde ao nível máximo do plano de contingência de inverno, forçou o cancelamento de cirurgias não urgentes e sobrecarregou o serviço de Medicina Interna, segundo a responsável. “É fundamental que o plano seja transparente para que todos os médicos percebam os mecanismos internos a ativar”, defende a responsável, sublinhando que a assistência está a ser garantida à custa de um aumento de horas extraordinárias.

Segundo o sindicato, há equipas médicas com 40 doentes atribuídos, quando o ideal não deveria exceder a dezena. Joana Bordalo e Sá lamenta que o Hospital de Braga funcione habitualmente no limite, “à semelhança de outros”, “o que impede uma resposta eficaz em picos de pressão”.

Denuncia ainda a suspensão do funcionamento de equipamentos que realizam tomografias, o que tem obrigado a realização destes procedimentos no Porto.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Anacronismos
NO AR Anacronismos A seguir: Music Hal às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv