Assembleia Municipal de Braga elege novo presidente da CCDR-N

Na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte a disputa é entre o bracarense António Cunha e Álvaro Santos, ex vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Esta segunda-feira 10.700 autarcas de todo o país são chamados
às urnas para eleger os novos presidentes das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). A Norte há disputa na presidência com António Cunha a recandidatar-se e Álvaro Santos, indicado pelo PSD e PS apostado em fazer regressar à presidência um protagonista com militância ativa.

No caso da Assembleia Municipal de Braga a reunião de caráter extraordinário está agendada para as 16h00 no Pequeno Auditório do Forum Braga.

O ato eleitoral decorrerá entre as 16h00 e as 20h00 e envolve os executivos das Câmaras Municipais e deputados das Assembleias Municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia.

Este fim-de-semana, no decorrer das III Jornadas do Poder Local, que tiveram lugar em Ílhavo, o presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Fernando Santos Pereira declarou que todas as assembleias municipais estão devidamente preparadas para a realização do referido ato eleitoral.

“As Assembleias Municipais estão preparadas para que este ato eleitoral decorra com toda a normalidade. Para o efeito, todas estarão abertas, tendo sido convocadas reuniões extraordinárias especificamente para a realização da Assembleia Eleitoral. Em alguns municípios estas reuniões destinam-se exclusivamente ao ato eleitoral, enquanto noutros foram integradas na ordem de trabalhos com outros pontos”, sublinhou Fernando Santos Pereira.

Recorde-se que em Portugal continental existem cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR Lisboa e Vale do Tejo, CCDR Alentejo e CCDR Algarve.

A RUM entrevistou na semana passada os dois candidatos à presidência da CCDR-N: António Cunha e Álvaro Santos.

Álvaro Santos considera que “a CCDR-N precisa de uma liderança com visão estratégica, rigor na gestão e verdadeira proximidade” apontando críticas ao atual presidente.

António Cunha declara que “a região Norte não quer ser uma peça de xadrez movimentada por decisões centralizadas”.



Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv