Protocolo de gestão da Confiança entre CMB e UMinho aprovado pela Assembleia Municipal

O documento prevê a cedência dos dois edifícios principais da antiga Fábrica Confiança à Universidade do Minho por parte da Câmara Municipal.
Palavras de Fernando Costa, Marta Cerqueira Gonçalves, Ana Cristina Braga, Margarida Isaías e Sandra Cardoso.

A Assembleia Municipal de Braga aprovou por unanimidade, esta segunda-feira, o protocolo que prevê a cedência dos dois edifícios principais da antiga Fábrica Confiança à Universidade do Minho por parte da Câmara Municipal.

O documento traça as linhas mestras do funcionamento da futura Residência Universitária Confiança, que vai contar com 786 novas camas. Na reunião, que deu continuidade à reunião interrompida na passada sexta-feira, Margarida Isaías, da coligação Juntos Por Braga, congratulou-se pelo trabalho realizado pela autarquia em resolver um problema que atinge os estudantes, na “maior residência a ser construída no âmbito deste projeto”, com benefícios para a cidade.

A antiga presidente da AAUMinho afirmou que “a Câmara Municipal de Braga, em conjunto com a Universidade do Minho, foi quem melhor respondeu a esta crise habitacional estudantil” e que “representa uma resposta concreta a um problema real”.

A antiga fábrica Confiança contará com um pequeno museu e uma loja da antiga saboaria que funcionou durante longos anos na Rua Nova de Santa Cruz. Do lado do Partido Socialista, Ana Cristina Braga considerou que esta residência é “um ato de visão estratégica” que gerou consenso nas mais variadas forças políticas do concelho.

A socialista acrescentou que este projeto resolve “um desafio multidimensional” no alojamento estudantil a custos acessíveis, a regeneração do património “como motor de uma nova centralidade urbana” e “a integração plena da comunidade universitária na vida da cidade”.

Apesar de considerar o projeto positivo para Braga, Marta Cerqueira Gonçalves, do movimento independente Amar e Servir Braga, acredita que é fundamental “submeter este protocolo a uma comissão permanente para análise e para depois a devida adequação destes mecanismos”.

Já Fernando Costa, deputado municipal da Iniciativa Liberal, celebra o facto de este empreendimento reforçar a oferta de alojamento estudantil e, em simultâneo, recuperar um edifício com valor patrimonial para a cidade.

Por fim, Sandra Cardoso, da CDU, recordou o trabalho da coligação em manter o espaço no controlo do poder público na criação do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, “uma proposta do PCP na Assembleia da República”.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv