‘Olimpíadas de engenharia’ colocam alunos da EEUM a resolver desafios multidisciplinares

Está marcada para 3 e 4 de fevereiro de 2026, mais uma edição das ‘Olimpíadas de Engenheira’, promovidas pelo IEEE UMinho Student Branch. A iniciativa, cujas incrições estão abertas até 23 de janeiro, coloca os estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) a trabalhar em equipa durante 24 horas para resolver problemas práticos de natureza multidisciplinar.
Mais um ano, mais uma edição da “maior competição de engenharia na Universidade do Minho”. À semelhança das edições anteriores, este ano, a iniciativa coloca nove equipas, constituídas por estudantes da EEUM, de todos os anos e ciclos de ensino, a resolver um dos três desafios propostos pela organização. No final, as soluções desenvolvidas serão avaliadas por um painel de júris composto por docentes da Escola, garantindo rigor e qualidade científica na apreciação.
Na edição anterior, os alunos enfrentaram desafios como a construção braço robótico com componente hidráulica, o desenvolvimento de um pequeno avião com motor e a construção de um sistema de filtração de água artificialmente contaminada.
Neste último, por exemplo, os alunos precisaram criar “um sistema, quer seja com carvão ativado, algodão e outros componentes químicos, de modo a que conseguissem fazer a reciclagem da água, atingindo um nível de turbidez correto”.
As ‘Olimpíadas da Engenharia’ são uma oportunidade única para os estudantes explorarem o verdadeiro espírito da engenharia, colocando em prática os seus conhecimentos, criatividade e capacidade de trabalho em equipa.
