Biblioteca particular de Vítor Aguiar e Silva doada à UMinho

O acervo do antigo professor da Universidade conta com mais de 12 mil volumes.

A biblioteca particular de Vítor Aguiar e Silva vai ser doada à Universidade do Minho (UMinho). O momento da celebração do acordo decorreu na passada sexta-feira e envolve mais de 12 mil volumes. A cerimónia contou com a presença de vice-reitores, professores, funcionários da Biblioteca da Universidade, e ainda das bibliotecas Pública de Braga e Lúcio Craveiro da Silva.

Joana Aguiar e Silva, filha do antigo professor da UMinho e vice-reitora, não escondeu a dificuldade em desfazer-se deste acervo, mas destacou que este gesto é uma homenagem ao pai e que vai “servir as necessidades, o gosto e o prazer de investigação dos académicos, sejam os docentes, investigadores ou alunos”. “Eu quase identifico, lombada para lombada, de uma série de prateleiras que estão lá em casa”, referiu.

A académica recordou ainda que esta doação vem sendo preparada há dois anos, confessando estar satisfeita por acontecer ainda durante o mandato do reitor Rui Vieira de Castro, que cessa funções esta quarta-feira, dia 3 de dezembro. Por sua vez, o reitor da Universidade do Minho destacou à RUM que sempre teve a “preocupação” em valorizar “as dimensões históricas, patrimoniais associadas às várias bibliotecas, mas também torná-las elemento central da formação dos estudantes que vão passando pela Universidade”.

Rui Vieira de Castro comemorou o facto de esta biblioteca de “elevadíssima qualidade” estar acessível à comunidade universitária e que “representa um conjunto de possibilidades de grande significado”. O dirigente máximo da Universidade descreveu Vítor Aguiar e Silva como “uma figura maior da Universidade do Minho e uma figura maior da universidade portuguesa”.

Apontou ainda o antigo professor, que já dava nome à biblioteca da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, como um “farol” a ser seguido, por apresentar “uma reflexão muito sólida sobre o papel das humanidades na universidade”. “Uma universidade deve ser plural, não só nas várias áreas de conhecimento que deve acolher, como plural também nos modos de entender cada uma dessas áreas de conhecimento”, rematou, ressaltando que, durante o período em que esteve à frente da UMinho, atuou “com base numa determinada visão da universidade que sistematicamente procurou expor”.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv