Participantes reconhecem que Verão no Campus é “uma atividade muito enriquecedora”

Cerca de 400 alunos do 9.º ao 12.º ano participam na 17.ª edição do Verão no Campus, que arrancou esta segunda-feira. Até sexta-feira, os jovens mergulham numa experiência imersiva em ambiente universitário.

Para a maior parte dos participantes esta é a estreia no Verão no Campus e, por isso, as expectativas estão elevadas.

Tomás Silva veio de Barcelos para se estrear na experiência. Escolheu as atividades ligadas à Escola de Psicologia, porque é uma área do seu interesse desde o 7.º ano. “Eu não sabia o que é que um psicólogo fazia mesmo, então eu ganhei este interesse e quis mesmo saber o que é que um psicólogo fazia e o que é que é o seu dia-a-dia”, explicou.

Ana Júlia Rita candidata-se, este ano, ao Ensino Superior e a primeira opção está definida: Psicologia, na UMinho. Natural de Braga, a estudante quis “conhecer a Universidade” precisamente porque espera que seja a sua segunda casa a partir de setembro. “Queria conhecer um pouco mais da área”, disse.

Rodrigo Marques é das Taipas e inscreveu-se nas atividades do Instituto de Ciências Sociais. “Espero, acima de tudo, alguma diversão”, denotou o jovem. No mesmo grupo, Madalena Alves ainda não tem o futuro definido e, por isso, quis participar no Verão no Campus. Passou o primeiro dia na Rádio Universitária do Minho, uma experiência que lhe permitiu perceber “como é que funciona o jornalismo”, algo que considera essencial para tomar “uma decisão de forma mais consciente”. “Estou a gostar da experiência na RUM. Estou a aprender coisas e a descobrir aspetos que não sabia desta área”, acrescentou.

Beatriz Sousa sonha ser advogada e, por isso, inscreveu-se no Verão no Campus para conhecer melhor a Escola de Direito. Natural da Póvoa de Varzim, anseia as atividades que permitam aos participantes “analisar um caso”. “Acho que vai ser muito divertido, estou com expectativas muito altas”, admitiu.

Natural de Braga, António Vieira reconhece que esta é “uma atividade muito enriquecedora”. “Já estivemos a aprender o que é realmente o curso de Direito, mas também Criminologia, e estamos a ter a impressão não só das professoras, como também de alunos que frequentam o curso, por isso está-se a ser muito bom”, disse o jovem aluno.

Cerca de 400 estudantes do 9.º ano e do ensino secundário, oriundos de várias regiões de Portugal – de Chaves a Faro – e com várias nacionalidades representadas – dos Estados Unidos da América ao Reino Unido – participam na 17.ª edição do Verão no Campus.

Até 25 de julho, os participantes terão contacto direto com 24 atividades científicas, culturais e vocacionais promovidas por docentes, investigadores, técnicos e estudantes da UMinho. Desde experimentar uma nova língua e fazer escavações arqueológicas até ser cientista por uma semana, descobrir ambientes educativos, engenharias e materiais do futuro ou explorar o fascínio pela descoberta da nossa mente, existe uma variedade de experiências que prometem estimular a curiosidade e ajudar na tomada de decisões sobre o futuro académico.

Mais de 50 docentes, investigadores, técnicos e 40 monitores – estudantes da própria universidade – vão orientar os jovens nesta jornada, que combina momentos de aprendizagem com experiências sociais únicas. O programa de atividades decorre nos laboratórios, nas salas de aula, nos espaços verdes dos campi e até nas ruas das cidades anfitriãs, revelando a vida universitária em toda a sua diversidade.

Desde a sua criação, em 2009, o Verão no Campus já acolheu cerca de 6000 jovens de vários continentes, tornando-se uma atividade de referência a nível nacional pela aproximação promovida entre o ensino secundário e o superior. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv