BragaHabit apoia dez famílias em situação de vulnerabilidade habitacional

Empresa municipal investe 50 mil euros, no âmbito do programa Braga Sol. Candidaturas aprovadas são, sobretudo, de idosos com reformas abaixo dos 500 euros, pessoas com incapacidade física ou contextos familiares frágeis.

A BragaHabit vai apoiar dez famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, com uma verba total de 50 mil euros, no âmbito do programa Braga Sol

Segundo o administrador da empresa municipal, Carlos Videira, a maioria dos casos está relacionado com a adaptação de instalações sanitárias para pessoas com mobilidade reduzida ou incapacidade, desde logo “a substituição de banheira por base de duche de altura reduzida, com aplicação de barras de apoio e resguardos”. “Temos um conjunto de candidaturas que apontava para reparações estruturais urgentes, nomeadamente ao nível de telhados e de escoamentos e, portanto, procuramos fazer a sinalização daquilo que era prioritário e mais emergente, por exemplo, intervenções de cobertura parcial, para evitar derrocadas”, explicou o administrador.

Além disso, foram submetidas candidaturas para “intervenções relacionadas com a substituição de caixilharia, em que as pessoas se queixam de frio intenso, humidade, deterioração de paredes e tetos, sendo que algumas destas intervenções entram naquilo que é o âmbito do Programa Braga Sol para obras de conservação, que melhoram as condições de segurança e de salubridade, e outras foram encaminhadas para o Programa Municipal de Combate à Pobreza Energética”.

Os candidatos são, sobretudo, “idosos reformados, com pensões abaixo dos 500€, várias dessas pessoas vivem sozinhas, algumas com apoio esporádico de familiares e algumas situações incluem também pessoas com doenças graves, incapacidades físicas e contextos familiares frágeis”.

Carlos Videira lembra que este programa “foi modificado para estar mais atualizado face àquilo que são as necessidades do Parque Habitacional de Braga”. Entre março e abril, foram submetidas 18 candidaturas. O financiamento limite é de 5 mil euros.

Das dez candidaturas aprovadas, uma pessoa manifestou interesse em executar diretamente as intervenções, nove das restantes candidaturas manifestaram interesse em que fosse a BragaHabit e, por isso, será lançado, nas próximas semanas, o procedimento de contratação pública. As obras devem estar concluídas até ao final do ano.

O programa Braga Sol deverá contar com uma nova edição no início do próximo ano. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: UMinho I&D às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv